sábado, 13 de setembro de 2014

O Lado Bom da Vida


Autor: Matthew Quick
Editora: Intrínseca
Páginas: 254
Ano: 2012
Li em:12 dias


Uma boa viagem...


     Tudo começa em uma clínica psiquiátrica e termina com você meio que enlouquecido.
     Pat People tem poucas certezas quando sai do chamado "lugar ruim". Não sabe como chegou lá, apenas que precisa melhorar, e muito, como pessoa para poder voltar com a sua esposa, já que tudo o que se lembra era que ela quis que eles ficassem um tempo separados, e que ele, provavelmente, era o culpado disso. E sabe que odeia com todas as forças Kenny G (sim, o famoso saxofonista). O que tem por detrás dessas duas certezas permanece nebuloso em sua mente.
     Mas seria de se esperar, afinal, ele acabara de sair de uma clínica em que ficara internado o quê? Poucos meses?
     A verdade que todos procuravam esconder dele era que já se completaram 4 anos de internação, tempo em que sua família e amigos seguiram com suas vidas, enquanto a dele esteve inerte na mediocridade de dias de exercícios físicos exacerbados e a esperança do reencontro com sua querida Nikki.
     A volta para casa, no entanto, foi bem diferente do que ele esperava. Acabou por evidenciar a distância de seu pai, trazer a piedade e a insegurança dos amigos e fazê-lo conhecer a inusitada e também mentalmente instável Tiffany, cunhada de seu melhor amigo, recentemente enviuvada, que, no fim, se tornará a única pessoa capaz de compreendê-lo.
     Agora Pat terá que recompor as lacunas de sua vida que se perderam no meio de tantos medicamentos e isolamento para terminar com o tempo separados com Nikki e recuperar o tempo perdido.



PING-PONG

Como o livro me achou: Foi na Saraiva, na estante dos "livros que viraram filme". A capa me chamou a atenção, além de sempre ser bom saber que há um jeito de continuar na história impressa através das telonas.

Um pró: As reflexões feitas pelo narrador personagem com bom humor e simplicidade.

Um contra: O foco no futebol americano. Sei que esse esporte é tão arraigado ao país como o futebol aqui no Brasil, mas como não sou muito dada a esportes (sendo bastante eufêmica, pois não sou nada dada a esportes), os trechos de jogos se tornaram um pouco maçantes, além do fanatismo dos personagens (cá entre nós, irritante dentro e fora da literatura).


Um engano: Já vou avisar que não é tipo "uma mente brilhante", em que você descobre, no final, que tudo não passou de uma alucinação de um doido e que você foi tapeado junto com ele a história inteira. Boa parte da história realmente acontece. Boa parte.

Uma decepção: Esperei mais romance. Apesar da paixão arrebatadora e indissolúvel de Pat por sua mulher mesmo em meio as dificuldades, senti falta de mais casais ou cenas românticas. Talvez fosse uma expectativa não compatível com o livro.

Uma lição: Esperar sempre o melhor da vida, mesmo quando tudo parecer estar indo de mal a pior. 

Um diferencial: O texto em primeira pessoa, sendo o narrador-personagem um doido. Isso torna o texto muito cômico, ao mesmo tempo que te deixa confuso. É profundo, inteligente, mas não se pode perder de vista quem está interpretando e contando toda aquela história.

Um personagem: Dr. Cliff Patel, o terapeuta de Pat. No começo, o homem parece outro doido, mas com o decorrer do tratamento, começa a fazer sentido suas intervenções. Cliff deixa claro que é o médico de Pat apenas na poltrona do consultório, sendo um homem comum fora de lá. Muito diferente do terapeuta anterior de Pat, que apenas o desestimulava, Cliff se mostra um bom conselheiro e um verdadeiro amigo para o protagonista.

Ri: 

"O modo como ele [meu pai] fala comigo, nunca realmente parando tempo suficiente para que eu possa dizer algo, o faz parecer louco, eu sei, embora a maioria das pessoas pense que eu sou o louco da família." 

Citação: 
"Se as nuvens estão bloqueando o sol, sempre tendo ver aquela luz por trás delas, o lado bom das coisas, e me lembro de continuar tentando, porque eu sei que, embora as coisas possam parecer sombrias agora, minha esposa logo voltará para mim."

Este é um livro bem simples, com linguagem comum, sem muitos requintes, mas que realmente traz boas reflexões. Eu indico!


APROVADO!


12 comentários:

  1. Sou louca pra ler esse livro, mas ainda não tive a oportunidade.
    daí também nem assisti o filme pra não acabar perdendo a vontade de ler. Bom saber que a leitura vale a pena. :)
    Acho essa capa muito linda!
    beijos, ♫ Conversas de Alcova ♫

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou como você, Kris, não gosto de ver o filme antes de ler o livro... A suspense do livro é muito melhor do que no filme, rs
      Espero que goste da leitura, depois me diga o que achou!
      Beijos!!!

      Excluir
  2. Olá Fernanda

    Eu assisti o filme, para falar a verdade lembro bem pouco dele, acho que dá para ler o livro sem muita expectativas. Adoro o modo como faz suas resenhas, dá uma vontade de ler o livro logo e conferir se sinto o mesmo que você em relação ao livro.

    Beijos e parabéns.

    Dani Cruz
    blog-emcomum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, de fato, o livro não tem grandes reviravoltas, mas a reflexão que o autor faz acho que é o ponto alto.
      Fico muito feliz que esteja gostando das resenhas, eu acabo fazendo umas viagens meio loucas, mas talvez seja essa a graça da leitura, não é? hahaha
      Obrigada pela visita!!
      Beijos!

      Excluir
  3. Já assisti o filme, vi muitas críticas negativas por não ter sido tão bom quanto o livro,mas como não li o livro, gostei bastante do filme.
    Agora lendo sua resenha, percebo alguns pontos que diferenciam o livro do filme, coisa que provavelmente torne o livro melhor.
    Vou adiciona-lo a lista de desejos, fiquei com vontade de lê-lo.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliana, assisti o filme hoje e, de fato, algumas coisas são bem diferentes. Talvez o filme tenha "hollywoodiado" o livro, deixando-o mais romântico e cômico, mas acho que acabou perdendo a profundidade dos sentimentos de Pat. Essa é minha humilde opinião...
      Espero que possa lê-lo sim para comparar essas diferenças...
      Um beijão e obrigada!

      Excluir
  4. Ainda não li o livro nem vi o filme,e sinceramente,não tenho vontade de lê-lo no momento.Quem sabe mais pra frente,no momento,a lista ta grande demais huehuehhehe Adorei a resenha,parabéns!

    http://cantinhodatitania.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo PERFEITAMENTE, Lu, chega uma hora que não tem mais espaço para novos livros na nossa lista!
      Mas obrigada pela visita, volte sempre!
      Beijos!

      Excluir
  5. Eu vi o filme, mas não li o livro. Gostei do filme, agora sobre a história escrita não sei o que falar, muitos amam ela, mas vi que você não é uma das pessoas que compartilha o mesmo gosto.

    Abraços da Angel ;)
    angelandherbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou, sim, Angélica! Tanto que recomendei o livro no final!
      Não digo que foi um dos meus preferidos, mas valeu muito a pena. O filme já achei que deixou a desejar, mas eu acabo achando isso de praticamente todo filme baseado em livro, pq eu sempre gosto mais de ler do que assistir... hehehe
      Obrigada pela visita, espero que tenha a oportunidade de ler o livro também!
      Beijos

      Excluir
  6. Eu vi minhas alunas agarradas com esse livro na escola e me peguei pensando em ler... Sua resenha me convidou a leitura... quem sabe qualquer dia desses eu me veja agarrada com ele néh?!?!

    Cheros, Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha é verdade, espero que sim, apesar de não ser muito inovadora, não deixa de ser uma leitura bem interessante!

      Excluir

Que tal debatermos sobre esse livro?
Deixe seu comentário!