domingo, 19 de julho de 2015

A Mágica da Arrumação



Título original: Jinsei ga tokimeku katazuke no maho
Autora: Marie Kondo
Editora: Sextante
Páginas: 160
Ano: 2015 - Original: 2011



Um livro para mudar as coisas ao seu redor... de verdade!



     Hoje vou resenhar um livro completamente diferente dos já resenhados até hoje. Eu poderia não colocá-lo neste espaço, mas a influência real que ele exerce me leva a querer divulgar esse trabalho tão interessante.
     Marie Kondo (não, não é minha parente...) é uma japonesa que tem mania por arrumação desde a infância. Buscou inúmeros métodos de organização conhecidos, como os famosos "jogue fora tudo o que você não usa há um ano", "arrume uma parte por dia" e "descarte um item a cada item que comprar", mas acabou criando seu próprio método, o chamado KonMari. 
     O método consiste no princípio básico de que devemos organizar nossa casa, escritório, mente e vida com as coisas que nos trazem alegria e não apenas fazer desses espaços lugares para se entulhar coisas. Em resumo, você avalia, por categoria, os objetos, descarta os que não desempenham um papel positivo de bem-estar + utilidade e os organiza de modo a economizar espaço e trazer praticidade ao dia-a-dia. O livro ensina também como manter as coisas no devido lugar, com um espaço destinado a cada item. Uma vez atingido esse objetivo, a pessoa gasta menos tempo com arrumações e mais tempo com o que realmente gosta de fazer (a não ser que o que a pessoa mais goste seja arrumar, mas acho que não é a maioria...).
     Segundo a autora, os métodos convencionais servem apenas para "tirar a bagunça de vista", de modo que a desorganização torna-se uma consequência inevitável e o processo de arrumar, frustrante.
     Eu mesma testei o método com alguns itens e posso dizer que, por enquanto, ele tem funcionado. Eliminar o excesso sufocante de objetos e informações ao nosso redor tem um verdadeiro poder relaxante. Agora, espero ser disciplinada o suficiente para manter as coisas assim e prosseguir com o restante...




PING-PONG

Como o livro me achou: Bem, no Brasil, não é todo o dia que vejo alguém com o mesmo sobrenome que o meu, logo, a curiosidade sobre do que se tratava foi inevitável. E como eu já sou meio sistemática para organização (apesar de sempre furar meus próprios métodos), a compra foi certa.

Um pró: O livro é bem realista quanto a coisas que dão e não dão certo na hora de arrumar. E é legal alguém que já testou várias técnicas de organização, com o fim de encontrar, de fato, um modo de fazer as coisas darem certo. 

Um contra: A autora, provavelmente pela cultura mística japonesa, incentiva a enxergar objetos inanimados como se tivessem.... sentimentos. Eu sei que tenho estudado bastante, mas ainda não cheguei no estágio de começar a cumprimentar a minha casa e nem de conversar com minhas roupas... E aconselho veementemente às pessoas a não fazerem isso também.

Uma lição:
"A desorganização visível serve para nos distrair do verdadeiro motivo da desordem."

Conselhos da autora:
" Precisamos exercitar o autocontrole e resistir à tentação de guardar os objetos até que tenhamos identificado aqueles de que realmente necessitamos."
" Recomendo que você descarte tudo que não se enquadrar em uma dessas três categorias: o que está em uso atualmente, o que será necessário durante um determinado período de tempo e o que precisamos guardar para sempre."
" O espaço em que vivemos deve se adequar à pessoa que somos agora, e não àquele que fomos um dia."

É isso, uma breve anotação de um livro muito legal de ter se você, como eu, tem um monstro da bagunça em seu ambiente que poe abaixo tudo o que você arrumou.

Eu indico! 






10 comentários:

  1. Uau. Gostaria muito de ser organizada, mas não sou KKKKK. Arrumo meu quarto , um minuto depois já ta bagunçado de novo kkkkkk.... Mas acho livros assim tão interessantes, mas um pra minha Wish hehhehehe.Seu Blog está cada vez mais lindo , parabéns!Bjoos
    Http://www.serendyzworld.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso, Yasmim, não tem fim kkkk
      Obrigada, adoro suas visitas ao blog também!

      Um beijo!!!

      Excluir
  2. Hey Fernanda, quanto tempo! Estava sumida hein?
    Meu Deus, esse livro seria um guia, porque se existe alguém que sabota sua própria arrumação, esse alguém sou eu! É dia de faxina, marco compromisso. Fui obrigada a limpar a casa, de noite já tem sapatos espalhados pelo quarto. E tenho preguiça só de pensar em arrumar meu guarda roupa. Me livrar do excesso então, não consigo lidar com isso, sempre acho que vou precisar daquilo em algum momento da vida. Não que eu seja uma acumuladora nem nada disso, mas tenho sérios problemas em organizar as coisas, com uma única exceção: meus livros ♥
    É muito bom ler coisas diferentes do que estamos acostumadas não é? Amo suas resenhas como sempre!

    Beijos
    Dani Cruz
    blog-emcomum.blogspot.com.br
    Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Dani! Estou para qualificar meu mestrado e não estou tendo tempo para nada!
      Nem me fale, tbm odeio perder tempo com isso, mas vou te dizer, fiz com as minhas roupas a arrumação proposta e até agora está tudo arrumadinho!
      Sim, adorei essa novidade, obrigada pela visita, Dani! Aliás, vc já é de casa né? hehehee

      Beeeijo!

      Excluir
  3. Gente,como eu queria ser organizada,só consigo ser assim com meus livros e afins xD HUEHUEUHHUEHUE Adorei a proposta do livro e já tenho mais um pra lista.Já te pedi pra parar com isso lembra?Por quê você não me 'ouve'? :'( hueheuheueue Adoro aqui Fer e você é uma fofa.Muito sucesso pra ti viiiu??
    Beijaaao
    http://cantinhodatitania.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livros são sagrados, Lu, não podem ficar bagunçados! heheheeh
      E tenho que informar que esse é justamente o objetivo do blog, entulhar livro na casa das pessoas! (vc tbm faz isso, moça!).
      Muito obrigada, Lu, beijinhos!!!

      Excluir
  4. Muito obrigada pela visita e pelo convite, Antônio! Certamente irei conhecer o seu espaço também!
    Abraços,

    Spazio di Libri

    ResponderExcluir
  5. Olá, Fê!
    Parabéns pelo post! Adorei a resenha!!! Eu não conhecia esse livro, mas fiquei bem interessada... Acredito que precisamos nos desfazer do velho, do que não nos serve mais para dar lugar ao novo. Eu gosto de manter tudo no devido lugar, mas, as vezes, a correria do dia a dia ou a preguiça mesmo (risos) não ajudam muito.
    Obrigada pela ótima dica de leitura! Super beijo.
    http://tamiresmirele.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamíres, é verdade! Temos que guardar e não acumular. Que bom que você gostou, mesmo para pessoas organizadas, acho que esse livro pode ser bem legal.

      Obrigada pela visita, volte sempre!!!
      Beijos

      Excluir
  6. Lindos marcadores, Valquíria, muito obrigada!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir

Que tal debatermos sobre esse livro?
Deixe seu comentário!