sábado, 22 de março de 2014

A culpa é das estrelas


O amor em uma de suas facetas mais doces...


     Este é o livro que conta a belíssima história dos jovens adolescentes Hazel Grace e Augustus Waters, portadores de câncer que não lutam apenas pela cura, mas pela vida. Hazel é uma garota em tratamento para câncer na tireoide e no pulmão, fadada a carregar como um órgão à parte seu inseparável tubo de oxigênio. Augustus (Gus) é um jovem que teve uma perna amputada por conta de um osteosarcoma, mas que procura levar uma vida normal com sua perna mecânica e seu modo nada usual de dirigir veículos.
     Hazel já está farta de conviver com a sua realidade. Mais do que cansada do câncer, porém, está cansada da piedade e da falta de compreensão das pessoas. Augustus é um rapaz extremamente excêntrico, divertido e profundo como só, que continua a acreditar na vida apesar da tragédia que esta lhe reservou.
     Ambos se conhecem em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer, um lugar que Hazel sempre procurou fugir, mas que acabou se rendendo por encontrar, enfim, alguém que a pudesse compreender de fato.
     E é nesse contexto que os dois descobrem mais sobre si mesmos, sobre a vida, sobre o amor e sobre como sobreviver com câncer em um mundo de pessoas "saudáveis", mas indiferentes ao que eles consideram mais caro.
     Como a própria capa adianta, é um tipo de livro para rir e para chorar. É também um livro para se refletir na vida e lutar por seus sonhos, afinal, "o mundo não é uma fábrica de realização de desejos".



PING-PONG

Como o livro me achou: Esse foi o segundo livro de John Green que eu li. Foi em um passeio à Livraria Cultura que eu vi um stand só de livros do autor e decidi começar pelo "O Teorema Katherine", o qual eu achei de uma doçura sem par. Eu tinha uma noção de que choraria com "A culpa é das estrelas", mas paguei para ver. E venci, com um lenço na mão e horas de depressão literária.

Um pró: Um livro sobre crianças com câncer que consegue te fazer rir. Isso não é pra qualquer um.

Um contra: Dá uma tristeza sem fim. É bom estar preparado psicologicamente antes de se aventurar nessa leitura. Sério.

Um engano: Não é um livro focado na doença e, sim, nas pessoas. Como diz Hazel, focar na garra de se lutar contra o câncer faz parecer que a única coisa que a pessoa fez na vida fora lutar contra o câncer.

Uma decepção: A morte. Ah, mas isso não foi spoiller, é de se esperar pelo tema do livro que alguém morreria.

Uma lição: A gente só passa a dar real valor à vida quando essa parece querer nos deixar. Ou deixar quem amamos.

Um personagem: O colega do grupo de apoio, Isaac, que teve um olho extraído quando criança e vive o drama de perder seu único olho viável para o câncer. É um personagem bastante dramático (o que é perfeitamente aceitável pelas circunstâncias) que ganha notoriedade pela amizade com Hazel e Gus e pelo evento que marca a sua participação no enredo: ele é deixado pela namorada pelo fato de ficar cego. O fato é que, da mesma forma que os dois protagonistas, Isaac sofreu mais com a consequência social do câncer do que com a consequência física.

Chorei: "Meu amor, você não imagina o tamanho da minha gratidão pelo nosso pequeno infinito. Eu não o trocaria por nada nesse mundo. Você me deu uma eternidade dentro dos nossos dias numerados, e eu agradeço muito por isso."

Citação: "A única solução seria tentar desmanchar o mundo, torná-lo negro e silencioso e inabitado de novo, voltar ao momento anterior ao Big Bang, no começo, quando havia o Verbo, e viver naquele espaço não criado e vazio sozinha com o Verbo". 
Esse era o desejo de Hazel ante a sua realidade. Eu diria mais. Diria que a única solução seria avançar no momento posterior ao apocalipse, onde está o Verbo, e viver naquele espaço com os santos de Deus e o Verbo, Jesus.

Livro inesquecível, indico!

APROVADO!

20 comentários:

  1. Esse livro é maravilhoso!!! Dei boas risadas e me emocionei! Amo livro assim!

    Parabéns pela resenha!
    Beijinhos!

    http://citacaonumclick.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, também amei! Eu penso que um livro é bom quando consegue atingir seu objetivo. Se é um romance, tem que fazer-nos apaixonar. Se é um drama, chorar. Se é uma comédia, rir. E esse livro fez as três coisas comigo.
      Obrigada pelo comentário, abraços!!

      Excluir
  2. Um livro ótimo de um autor ótimo. Infelizmente, John Green, pela maioria das pessoas, só é conhecido por este livro, embora tenha outros maravilhosos. Por exemplo, acho que Cidades de Papel pode ser igualado ao A Culpa é das Estrelas. Ambos são muito bons, mas não sei decidir o melhor.
    Gostei da resenha!
    http://meupalaciocorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Polly, tem toda a razão. John Green tem se mostrado um maestro nessa orquestra literária, mas acabou sendo resumido a "A culpa é das estrelas" (embora, convenhamos, já é um senhor status).
      Estou para ler "Cidades de Papel" para resenhar, aguardo sua avaliação quando este livro estiver aqui!
      Beijos!!

      Excluir
  3. Eu tenho pavor de livros com histórias tristes T_T Hehehe então desse eu fujo. Eu quase chorei só de ler a sua resenha T_T Muito emocionante, mas a gente já sabe que alguém vai morrer T_T É de cortar o coração. Gostei muito do Ping Pong, ajuda a entender melhor a obra *_*

    Beijos
    Babih Hilla
    http://revolucionandogeral.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Babih, eu confesso que também sofro dos seus temores, rs Depois que quase surtei de tanto chorar em "Diário de uma paixão", pensei duas vezes em ler esse livro. Mas ele é tão bonito, tão profundo, que achei que valeria a pena algumas lágrimas por uma boa viagem...
      Obrigada pelo elogio, pensei em fazer esse ping pong para ficar mais prático de ler e não ficar maçante com textos muito longos. Valeu!

      Beijos!!

      Excluir
  4. Ainda não tive a oportunidade de lê-lo.Mas tanta gente fala beem que até da vontade :3 Mas tenho outros antes kkk Parabéns pela resenha e sucesso ao blog õ/

    Beijos

    http://cantinhodatitania.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, esse é um livro que está em alta no mercado. De uma forma geral, livros sobre câncer acabam não sendo muito difundidos, imagino porque, como livros são uma forma de entretenimento e o câncer é um assunto pesado, as pessoas preferem não unir os dois itens.
      Mas este livro é muito mais do que isso, sabe, é profundo, e o câncer não é mesmo o foco, é a amizade, a superação.
      Deixe "a culpa é das estrelas" na sua lista, Lu, vai valer a pena! Não só porque muitos estão lendo (vide péssimos livros que se tornaram best sellers) mas porque o livro é bom mesmo!

      Bjos, obrigada pelo comentário!

      Excluir
  5. Olha não li a resenha, porque estou lendo atualmente o mesmo livro e eu não gostaria de ser influenciado ou até mesmo ganhar algum spoiler, porém posso dizer que estou gostando bastante do livro !!
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, eu procuro evitar os spoilers, mas entendo seu receio (eu também o tenho muitas vezes).
      Tenho certeza que que irá adorar! Aguardo seu comentário quando terminar de ler.
      Abraços!

      Excluir
  6. Um livro maravilhoso mesmo... adorei seus pros e contras ja que eu pensei o mesmo. e
    "Chorei: "Meu amor, você não imagina o tamanho da minha gratidão pelo nosso pequeno infinito. Eu não o trocaria por nada nesse mundo. Você me deu uma eternidade dentro dos nossos dias numerados, e eu agradeço muito por isso."

    Droga, quase me fez chorar de novo so de lemrar... é um livro para todo mundo ler... adorei sua resenha, seu blog esta fantastico! Ja estou te seguindo.
    bjs da Naty rangel
    livrosdanatyrangel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk e não é mesmo? Aquele livro que só de lembrar já dá aquele nó na garganta?
      Fico muito feliz que tenha gostado, volte sempre Naty!

      Excluir
  7. Oi Fer, também já li esse livro e gostei bastante! O autor consegue desenvolver uma história com um enredo complexo de forma muito leve e emocionante! Os personagens são bem desenvolvidos e a escrita é muito agradável! Parabéns pelo blog, adorei o seu cantinho!! :}

    Te espero lá no Prólogo da Leitura, até mais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Mari, o livro é exatamente como você descreveu!
      Obrigada pela visita, passarei também pelo seu blog mais vezes!

      Excluir
  8. Eu quero ler esse livro a muito tempo, todos que leram o amaram!

    Com essa resenha maravilhosa a minha vontade só aumentou...
    Ele está na minha meta de leitura esse ano e provavelmente esse mês vou começar a folhear sua páginas =D

    Bjos Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está bem em alta mesmo, não é Fran? Ainda mais com o lançamento do livro da Esther Grace, que inspirou John Green a escrever "a culpa é das estrelas".
      Leia sim, Francine, valeu muito a pena!
      Beijos!

      Excluir
  9. Eu li esse livro no Natal do ano passado! Imagina como foi o drama?!? Chorei rios... mas foi bom. O livro é divertido e delicado, ora você chora, ora você ri e há vezes que fazemos os dois!!! Curtir sua resenha!!!

    Cheros, Pandora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso imaginar a situação, dia de festa e você aos prantos. Mas sempre vale a pena chorar por um bom livro... hehe
      Muito lindo esse livro mesmo, o autor atingiu corações!
      Obrigada pela visita, volte sempre!

      Excluir
  10. Também gostei do fato de o livro ser focado em sentimentos, e não nas doenças. John Green escreve de forma maravilhosa, em todos os livros.

    Adorei a resenha.
    Beijos.
    http://conversa-de-leitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Tammy, nossas livrarias estão lotadas de livros sobre pessoas doentes, precisamos de ver além disso...
      Obrigada pela visita!

      Excluir

Que tal debatermos sobre esse livro?
Deixe seu comentário!