terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Casamento por conveniência



Título original: The marriage bargain
Autora: Jennifer Probst
Editora: Leya
Páginas: 240
Ano: 2014

Um clichê viciante...



     Alexandria McKenzie tem uma vida quase perfeita. Com a família reconstituída após o retorno do pai alcoólatra, sua livraria cheia de poetas e sua casa cheia de cachorros abandonados, apenas um amor perfeito completaria sua alegria. Mas a imensa dívida que a família contraíra para o tratamento do patriarca fez com que ela tivesse que abrir mão de certas qualidades que todas as mulheres esperam de um homem em detrimento de uma principal: o homem tinha que ser rico. Rico a ponto de ter 150.000,00 dólares disponíveis em sua conta para ceder a uma desconhecida, sem maiores explicações.
     Nicholas Ryan tem dinheiro. Muito dinheiro. Um arquiteto de renome, prestes a fechar o contrato de sua vida, que o colocaria no topo do mundo das construções. E só tem um pavor: casamento. Fruto de um lar destruído, não acredita na família como uma instituição em que alguém possa sair sem grandes traumas. Para conquistar o seu legado dos sonhos, porém, vai precisar de uma esposa imediatamente. Seu tio, ciente da fobia do sobrinho, morreu deixando em seu testamento a condição de que Nick só herdaria as ações da companhia caso se casasse e permanecesse casado durasse, no mínimo, um ano.
     E tem Maggie Ryan (alguma alusão a Cidade dos Anjos?), irmã de Nick e amiga de infância de Alexa que, por acaso, soube dos planos e urgências de ambos.
    O decorrer da história é bem previsível. Nick e Alexa firmam um contrato nupcial (contrato mesmo, com cláusulas do que seria permitido ou proibido nesse negócio matrimonial) e se casam, atuando como dois artistas amadores perante a família de Alexa e os colegas de trabalho de Nick.
    Sendo absolutamente o avesso um do outro, os dois precisam conviver ao longo de um ano, mantendo as aparências, mas, acima de tudo, protegendo o coração, já que Nick era ninguém menos que o antigo amor platônico de Alexa e Alexa, a amiga pirralha da sua irmã caçula que havia se tornado uma mulher para lá de divertida e inconvenientemente estonteante.



PING-PONG:

Como o livro me achou: Livraria, assunto interessante, capa bonita, bang!

Um pró: Livro fantástico, muito bem escrito e bem humorado, simplesmente me fisgou.

Um contra: Mais uma vez, por que misturar futebol com livro de romance? 

Uma decepção: O livro não conseguiu deixar o clichê. Eu queria um final surpreendente, à altura da qualidade literária, mas ele é bastante previsível.

Uma lição: O amor sincero pode curar os maiores traumas.

Um diferencial: Sabe aquela parte mais chatinha do livro, aquela enrolação com outros personagens quando se está prestes a revelar um segredo ou tem aquela cena extasiante dos protagonistas? Então, esse livro não tem. Ele permanece até o fim naquela parte: "preciso saber o que vai acontecer agora". Pará-lo em qualquer parte é como sair do cinema no auge da melhor cena.

Um personagem: Pela primeira vez, vou escolher a protagonista como minha personagem favorita. Mesmo não havendo muitos personagens secundários, achei que ela foi maravilhosa em todos os sentidos. Alexa foge daquele esteriótipo de mulher frágil e sentimental, e que sai do controle nos conflitos com o parceiro. Ela era feminina o suficiente para botar pra correr a ex-namorada dele, mesmo esta sendo uma top model e Alexa estar vestindo uma roupa de ginástica em plena noite de núpcias na ocasião; e era divertida o suficiente para jogar pôquer com o marido e se jogar sobre ele para ver se tinha cartas escondidas na manga.

"- O dealer escolhe. Jogo aberto de cinco cartas. Pingo na mesa, por favor.
 Ele franziu o rosto.
- Pingar com o que? - perguntou ele.
- Já disse que estamos apostando dinheiro.
- Devo pedir ao mordomo que destranque o cofre? Ou talvez a gente pode apostar as joias da família.
- Muito engraçado. Você não tem umas notas de um por aí?
Os lábios se ergueram em um sorriso.
- Desculpe, só tenho notas de cem." - p. 77

Ri: 


"Era óbvio que Nick Ryan a via não como uma mulher adulta, e sim como uma espécie de ser assexuado. Como uma ameba." - p. 44
"Deus, ele odiava poesia. Toda aquela descarga de emoção, confusa e incontida, exposta para qualquer estranho que quisesse ouvir. As analogias intrincadas entre raiva humana e as intempéries da natureza, a sucessão de clichês e o imaginário confuso que testava a inteligência dos ouvintes". - p. 118
Citação:

"Um último e efêmero pensamento sensato passou pela sua cabeça como um lampejo. Desista disso enquanto há tempo e vá embora sem olhar para trás. Essa mulher vai virar sua vida de cabeça para baixo, na diagonal e de um lado para o outro, e você nunca foi muito fã de montanha-russa." - p. 29

Enfim, um livro previsível, mas que rende ótimas risadas e é impossível de largar.

Com certeza, aprovadíssimo!

14 comentários:

  1. Fernandaaaaa!
    Quero morrer ou matar lendo suas resenhas, sempre saio do seu blog acrescentando um livro a mais na minha longa lista de próximas leituras. Já te falei que por sua causa comprei toda a coleção "Os Hathaways"? Pois é!
    Desabafos aparte eu - obvio - fiquei interessadíssima nesse livro, que aliás me lembrou um outro "Procura-se um marido - Carina Rissi" já leu? Parabéns, amei a resenha e já estou atualizando meu Skoob. hahaha

    Beijos
    Dani Cruz
    http://blog-emcomum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem vem, Dani, que já comprei jogos de prazer nas minhas últimas compras por sua causa também, então estamos quites! kkkkk
      Não conheço "procura-se um marido", não, mas se for do mesmo estilo, tenho certeza de que também irei adorar!

      Um beijo, até mais!

      Excluir
  2. Ahhhh por sua causa estou lendo ROMANCE,sabe o que é isso??Da pra parar???Minha lista já ta grande o suficiente sem você pra aumenta-las U.u uhhehuehu adorei a resenha Fer,beijooos

    http://cantinhodatitania.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem diria, Lu!!! Vc que sempre foi contra as histórias mamão com açúcar!! kkkk
      Que bom que gostou, espero que possa me falar depois as impressões desse livro

      Um beijo!!

      Excluir
  3. gostei da dica do livro, e vai entrar na minha lista do mês de fev pra leitura :)

    E não perca o SORTEIO do livro que armazém do chef está realizando
    http://armazemdochef.blogspot.com.br/2015/02/livro-selecao-brasileira-de-gastronomia.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Bruno, será uma ótima pedida!
      Obrigada pela dica, beijos!

      Excluir
  4. Olá Fernanda.

    Que resenha mara!
    Eu não conhecia, pelo menos não li uma resenha dele, até agora rs.
    Eu amo romances e a capa dele parece ser um pouco "mais quente" estou certa?
    Também não entendi o futebol com romance, mas se disse que parar é como sair da melhor cena de um filme, tudo foi em dose certa rs.
    Vestiu assim na noite de nupcias? haha e contrato? huum, ok...

    Ótima resenha, beijos e linda semana!
    de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires, também ouvi falar dele pela primeira vez num blog, mas foi na livraria que me decidi. Não lembro em que blog foi, só lembro do comentário que dizia que a capa nada tinha a ver com o conteúdo. E, de fato, não tinha, porque ela não se casou para ter uma vida luxuosa e, sim, salvar a família.
      A verdade é que esse livro extremamente fofo não é tão "quente" dessa forma que vc pensa... Inclusive, Alexa estava de roupa de ginástica na noite de núpcias pela certeza de que não aconteceria nada entre eles. Essa era uma das cláusulas do acordo: nenhuma relação física.

      De qualquer forma, esse livro não vai decepcionar, ele é lindo!

      Abraços, e obrigada mais uma vez pela visita!!

      Excluir
  5. Oii, Fernanda! Me interessei por esse livro e vou lê-lo com certeza!
    Ótima resenha! *-*

    Beijos,
    http://contos-de-duas-doidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Ana, aguardarei comentários com suas impressões quando lê-lo!

      Abraços!!!

      Excluir
  6. Olá Fernanda!
    Não conhecia o livro ainda... Prevejo que esse teatrinho de se casar vai acabar dando em romance, que eu adoro :). Gostei que o livro é bem humorado, e o clichê não me incomoda. Pela capa não compraria, mas depois de ler essa resenha, acho que dou uma chance sim!

    Ah, seu blog foi escolhido para responder a TAG Liebster Award!

    http://riechoreilivros.blogspot.com.br/2015/01/tag-liebster-award.html

    Beijos :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Van, tb sou louca por essas histórias de amores improváveis!
      Engraçado que a capa, nesse caso, realmente não ajudou... Aquela velha história, decepciona quem esperava que a história fosse de um casamento em que o homem "compraria" o amor da mulher, e deixa pessoas que, como nós, amamos um romance fofinho, sem saborear essa história linda...
      Bom, espero que dê essa chance e se divirta também!

      Beeeijo

      Excluir
  7. Olá Fernanda !! Jà li esse livro, gostei muito mas como você mesmo disse o livro não conseguiu superar o clichê. Adorei a resenha <3
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sarah, verdade, nada de novo, mas uma leitura muito agradável!
      Obrigada pela visita, beijos!!

      Excluir

Que tal debatermos sobre esse livro?
Deixe seu comentário!