quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Persuasão



Título original: Persuasion
Autora: Jane Austen
Editora: Landmark (a versão que li)
Páginas: 137 p.
Ano: 1817


O último romance da grande Austen...


     Este é o primeiro livro da minha autora favorita que tenho a honra de resenhar. E espero poder fazê-lo a altura.
     Não é segredo que meu livro preferido é Orgulho e Preconceito, da mesma autora. De fato, este é considerado sua obra-prima. Persuasão foi o último romance completo que Jane escreveu, tendo sido publicado postumamente em 1818, fechando sua carreira e o mundo das suas lindas obras em grande estilo.
     Nesta história, Anne Elliot é a protagonista. Moça meiga, inteligente e bondosa, que se apaixona e é correspondida por um marinheiro de poucos recursos, Frederick Wentworth. A precária situação financeira do rapaz, porém, leva a família a persuadir Anne a separar-se do seu grande amor.
     Oito anos mais tarde, ambos voltam a se encontrar, agora em um contexto bem diferente. Anne, mais amadurecida, aprendeu a formar suas opiniões sem a influência de terceiros. Tornou-se forte e centrada, sem, porém, perder a bondade e o empatia pelas pessoas. Frederick enriqueceu, tornando-se um poderoso capitão, mas acabou desenvolvendo um lado mais reservado e frio por conta do preconceito que recebeu. A história se desenrola em torno desse reencontro, em que mágoas do passado são vividas e o amor que tinham é, afinal, provado. 
     Enquanto isso, Anne é alvo das atenções do capitão Benwick, jovem introspectivo que perdera a noiva recentemente, e do seu primo, Willian Elliot, herdeiro dos Elliot, um homem de posses e prestígio; e Frederick é disputado pelas irmãs Louisa e Henrieta Musgrove, damas de boa família que se encantam pelo rapaz. O que será desse triângulo, quadrado, hexágono amoroso, só essa deliciosa leitura irá dizer.


PING-PONG

Como o livro me achou: há muito, muito tempo atrás, numa promoção de edições bilíngues da Landmark. Cheguei a baixar o filme Persuasão, mas me recusei a assisti-lo antes de ler. Agora, autorizada, espero que faça jus ao livro.

Um Pró: como dizer que foi escrito por Jane Austen não vale, vou dizer que o delineamento dos personagens principais. Adorei Anne e adorei Frederick. Ambos tem um caráter extraordinário, que, diferente de outros livros, não me deixaram torcer pelos vilões em nenhum momento.

Um Contra: não sei se posso dizer que é exatamente um contra, mas o fato dos personagens terem nomes difíceis e serem chamados pela autora ora pelo nome, ora pelo sobrenome, ora pelo grau de parentesco, fez com que eu só fosse entender quem era quem na metade do livro.

Uma Decepção: terminar. Na melhor parte. Como sempre Jane faz...

Um Diferencial: esse vale para todos os outros livros da autora: as cartas. Eu sempre acho que um dos melhores recursos dos livros são as cartas, que me emocionam e me surpreendem em grande intensidade. Mas as cartas dos livros de Jane Austen são simplesmente de tirar o fôlego. Além das discussões filosóficas dos personagens, muito bem elaboradas.

Um Personagem: gostei muito de três personagens: Anne, Benwick e Frederick. Anne, por sua firmeza, mesmo quando eu teria tido um pire-paque na pele dela. Ela também é bem realista, percebendo coisas que para o leitor também se tornam óbvias, mas que alguns autores insistem em fazer com que os personagens não notem. Benwick, por ser tão reservado, profundo, por suas conversas (sobre livros... quem não amaria um homem que fala sobre livros?) e sua aproximação tão bonita de Anne. Mas meu voto vai para Frederick. Tão difícil de descrevê-lo, ele é sensível e forte ao mesmo tempo; no mesmo momento em que trata com desprezo, estende a mão na hora certa, fora a carta que mencionei, que foi justamente de autoria dele. Há tempos não lia uma carta que me fazia parar o coração assim.

Uma Lição: o tempo sempre acentuará o que somos, não o que temos.

Uma citação:
"Não podia ter havido dois corações tão sinceros, nem gostos tão semelhantes, nem sentimentos tão em uníssono, ou rostos tão amados. Agora era como se fossem estranhos, não, pior do que estranhos, porque nunca se conheceriam. Seriam estranhos para sempre." (p. 38)
  
     Uma adorável leitura que, apesar de não ter superado Orgulho e Preconceito, certamente me rendeu belíssimos sonhos.

APROVADO!!

12 comentários:

  1. Olá!!
    Sou louca para ler os livros da Jane, em especial, Orgulho e Preconceito, e quando eu li a sua resenha eu me apaixonei. Parece ser um livro com a história maravilhosa e personagens bem formulados e realmente, é horrível quando algum autor faz essa substituição de nomes, sobrenomes, etc. E essa citação? Maravilhosa!!
    Beijão

    http://leitoracretina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leitora!
      Não tem como não se encantar pelos livros de Jane Austen! São perfeitos...
      A história é mesmo linda, espero que também possa aproveitá-la

      Um beijo, e obrigada!!!

      Excluir
  2. Amei a resenha!!
    Amo livros de romance, esse parece ser muuito bom!
    Ele já está na minha lista de compras de livros.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Lady! Então esse é seu espaço mesmo, aqui sempre tem um romance, hehehehe
      Beijão!

      Excluir
  3. Nossa, eu sabia da existência desse livro mas não fazia menor ideia que era a mesma história de Orgulho e preconceito, anos depois. Que legal! Adorei a sua resenha e parece que a autora conseguiu manter o mesmo ritmo e encanto do livro né

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova na Caverna de "A Febre", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é, Carol, legal né? Autores que nunca deviam morrer...
      Com certeza, uma vez J.A., sempre J.A!

      Beijão, obrigada!

      Excluir
  4. Fernanda, parabéns por mais uma ótima resenha! Eu não conhecia esse livro, mas parece muito bom. O tempo é um deus implacável sobre nós e é um privilégio de poucos ter um amor tão intenso que até o tempo se curve a ele.
    Beijos, Fê!!!

    http://tamiresmirele.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Tamires!
      O tempo prova mesmo os corações, e é mesmo um privilégio essa intensidade nos dias de hoje em que tudo é tão superficial...

      Um beijo, volte sempre!

      Excluir
  5. Hey Fernanda, já mencionei minha relação de amor e ódio com suas resenhas? Me Deus quero ler todos os livros que você resenha e não tenho condições de fazer isso, como eu fico? Mais uma vez você me fez correr para o skoob e acrescentar mais um a lista de desejados. Sou fã de livros que tem cartas, foi assim com "Onde terminam os arcos ires" e "Querida Sue" viro fã rapidamente, nunca li nada dessa autora (que vergonha escrever isso) e quero que esse seja o primeiro, sua resenha me conquistou como sempre!

    Beijos
    Dani Cruz
    blog-emcomum.blogspot.com.br
    Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk Sim, e compartilho esse relação. Já me desfalcou e eu também já reclamei disso!
      Ah, cartas são maravilhosas. Estou lendo agora " Para Sir Philip, com amor". Personagens que se conhecem por correspondência. Imagina se eu não vou à loucura?
      Vou ter o privilégio de te introduzir às obras de J. A., então. Questão de honra!

      Bjos, Dani, seus comentários sempre fofos!

      Excluir
  6. Fernanda, eu respondi uma Tag em meu blog e te indiquei para responder também. Espero que você goste!
    http://tamiresmirele.blogspot.com.br/
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires, por enquanto não estou respondendo Tags, mas muito obrigada pelo convite!
      Abraços!!

      Excluir

Que tal debatermos sobre esse livro?
Deixe seu comentário!