sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Mate a Ovelha antes que ela Mate o Pastor




Título: Mate a ovelha antes que ela mate o pastor
Autor: Sidney Souza
Editora: AG Publicações
Ano: 2016

Uma invasão gospel muito bem-vinda...


     Hoje vou deixar aqui uma resenha feita de um livro cristão, trazida do anexo Spazio di Libri Gospel para a apreciação dos leitores do Spazio di Libri. Além de um livro super indicado, a minha edição foi carinhosamente autografada pelo autor, que espero poder contar também como um parceiro do blog para trabalhos futuros!




     Mas vamos ao que interessa, que é apresentar essa mina de ouro trabalhada numa capa preta e em detalhes internos, desde o papel cartão das páginas até às divisórias dos capítulo com o desenho de ovelhinha. Tudo isso é só mesmo o embrulho desse verdadeiro presente.
     "Mate a ovelha antes que ela mate o pastor" é um livro riquíssimo em conteúdo, de uma forma que o Pastor Hernandes Dias Lopes não poderia ter descrito melhor em seu prefácio:
"Ele [o autor] fala do que brota da plenitude do seu coração iluminado pela verdade, e não do vazio de sua cabeça" 
     Muitos autores de livros devocionais podem cair no clássico erro de acrescentar coisas demais à suficiente Palavra do Senhor. Apesar de belas reflexões, tudo pode não passar mesmo de uma interpretação individual e equivocada de uma mente humana. E quando isso é feito sobre uma clara mensagem bíblica, as proporções desse erro podem ser aterradoras.
     Nessa obra, no entanto, é possível verificar uma conexão perfeita com as Sagradas Escrituras, de uma forma que somente alguém que demonstra conhecimento e comunhão com o Espírito de Deus pode apresentar.
    O livro é um desafio para as igrejas atuais, em que os fiéis se apresentam perdidos, sem uma liderança espiritual eficaz. Ovelhas, fora de seus rebanhos, sem a orientação de seu pastor.
      A linguagem é franca e direta, fruto de uma interessante pesquisa de como é o contexto pastoral na prática, com uma contextualização pertinente da nossa realidade como ovelhas. A leitura é agradável, bastante acessível, com diálogos com o leitor, esteja ele na posição de líder ou de liderado, ovelha ou pastor. Novos crentes são beneficiados com uma visão correta da igreja e do corpo pastoral, crentes antigos entendem o próprio papel e assumem a sua responsabilidade na igreja. 
      É certo o acréscimo que essa obra pode trazer na vida do leitor, um livro que eu espero poder estar presente nas estantes de todo cristão que preza pelo conhecimento da Palavra, e de todo aquele que quiser ter uma visão realista do que Deus tem preparado para nós nessa vida e na vindoura.



PING-PONG:

Como o livro me achou: Em um congresso regional de jovens na minha igreja, numa troca de livros do stand do pastor Sidney e do stand em que eu estava. 

Discutindo o título: Não vou estragar a proposta do livro, que é justamente apresentar os fundamentos desse título polêmico ao longo de suas páginas. Uma coisa, porém, posso afirmar: longe de um título banal ou mesmo herético, há uma importantíssima mensagem por trás dele, de modo que mesmo esse autor com um notável estilo conservador conseguirá justificar sua fundamentação. Quer uma dica?
"Não há propósito em toda sua vida se no fim não valer sua morte." p.93


Um Pró: É indiscutível que a Palavra do Senhor é o ouro mais precioso que qualquer obra literária poderá ter. E, diferente de longas passagens fora de contexto, o autor trouxe uma boa dose de bíblia e comentários propícios para edificar o leitor.

Um Contra: Apesar de um belo trabalho estético, achei que os balões de destaque no texto estavam um pouco ilegíveis por conta da letra escolhida. Uma pena, pois os trechos em questão mereciam, de fato, o destaque proposto.

Uma Lição: Nós, como ovelhas, não temos condições de nos liderar. Ninguém chega longe liderando a si mesmo. Da mesma forma, os pastores precisam do serviço e vida das suas ovelhas para cumprir o ministério que Deus lhes deu. Criar, enfim, um ambiente seguro para manter suas ovelhas protegidas, enquanto cuida das desgarradas.
"Talvez muitos tenham questionado o que Jesus disse a respeito de deixar as noventa e nove e ir em busca de apenas uma ovelha. As noventa e nove estão no aprisco (no redil), seguras, confortáveis, alimentadas, protegidas e cuidadas, mas a que se perdeu não, alguém precisa ir buscá-la." p. 39 

Um Diferencial: Leitura rápida pela complexidade do assunto. Enquanto outros autores discorreriam exaustivamente o tema, este autor chega diretamente ao ponto em poucas palavras, deixando sua mensagem.

Por que ler?: Porque precisamos dessa visão correta de mundo. Todos temos nossas responsabilidades e nossos desafios, mas sem uma visão de propósito, sem a compreensão de qual a razão da nossa vida, corremos o sério risco de corrermos em vão.

Um livro impactante, franco, motivador que só tem a acrescentar.

RECOMENDO!!!

8 comentários:

  1. Não é exatamente o tipo de livro que eu leria no momento, mas achei interessante o fato de o autor ir direto ao assunto, não ficar enchendo a linguiça, ainda mais se tratando de um tema complexo. Histórias assim sempre prendem a atenção com maior facilidade. Ótima resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Carol, um tema bem complexo de uma forma direta e acessível!

      Obrigada pela presença constante aqui!!
      Um grande abraço =)

      Excluir
  2. Não sou de ler esse gênero, mas confesso que sua resenha me deixou curiosa!
    Um livro bem complexo, e adorei saber que, mesmo sendo assim, você conseguiu ler rapidamente!
    Ótima resenha!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Carol, o livro só tem mesmo a agregar!
      Obrigada pela visita, um beijão!

      Excluir
  3. Sinto-me, deveras, tremendamente honrado com a graça expressiva, oriunda de um saber extraordinário que, agora minha amiga, posso assim dizer em Cristo, expressa de um jeito todo especial. Alegro-me e muito, por ser alvo de tamanha reflexão, que encaminho toda honra e glória a Deus, nessa oportunidade que se apresenta a resenha dessa obra! Faço votos que sua carreira de escritora e protagonista da história de envolver almas e aperfeiçoá-las, através de suas palavras, cresça, prospere e enriqueça o nosso mundo tão carente de pessoas com um brilho inigualável de vida. Minhas felicitações, também agradecimento e louvor! Em Cristo Jesus, Pr. Sidney Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço esse privilégio, Pastor, foi um prazer aprender coisas tão importantes nessa obra e divulgá-la para que mais pessoas possam ser abençoadas!
      Um grande abraço!

      Excluir
  4. COMO FAÇO PARA ADQUIRIR O LIVRO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Shirley!
      Só entrando em contato com o pastor Sidney.
      Abraços!!!

      Excluir

Que tal debatermos sobre esse livro?
Deixe seu comentário!