sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

O Caso Laura



Título: O Caso Laura
Autor: André Vianco
Editora: Rocco
Ano: 2011 - Nacional

Um caso para se pensar na vida...


     Primeiro post do ano, tenho certeza que sairá no capricho para uma obra que só merece aplausos.


     Marcel é um investigador particular, viciado em quebra-cabeças, que usa seus talentos de resolução de problemas para desvendar os mais diversos casos que aparecem em seu escritório. Para cumprir suas tarefas, Marcel já foi espancado, preso e quase morto por várias vezes. Só uma regra é imposta aos seus clientes: ele não trabalha com anônimos. Um homem misterioso, porém, aparece com uma mala cheia de dinheiro, o nome de uma mulher e o endereço de uma praça. A parca situação financeira do detetive e o brilho das generosas notas para um caso relativamente simples acaba levando-o a quebrar sua própria regra. Ele só não sabia o quanto aquele serviço iria lhe custar.

" Tinha feito apenas um trabalho para um cliente misterioso, semelhante demais com o demônio para nunca mais querer trabalhar nessas condições." (p. 15)

     O nome da mulher é Laura. Assim como o investigador, a aptidão da mulher em juntar peças a levou a um trabalho como restauradora de arte sacra. Mas o sorriso fácil e as tiradas ácidas não passavam de uma máscara para esconder a grande tristeza que a consumia. Com o adorado pai hospitalizado, o abandono de seu companheiro e a trágica morte de seu filho, Laura não vê outra saída para a vida se não a morte. E é justamente o que ela teria buscado, não fosse um estranho que passa a se encontrar todos os dias com ela no parque, dizendo-lhe palavras de consolo e ânimo.

"Não entendia como uns lutavam tanto para manterem-se agarrados ao fio da vida e outros, fracos como ela, entregavam-se de bandeja às teias da morte, de bom grado, de boa vontade, com todo desejo de ir-se embora para o outro lado do manto, e acabavam sendo regurgitados para essa existência que todos os conscientes teimavam em chamar de vida." (p. 9)

     Enquanto Marcel estuda o homem sinistro que apaga o sorriso amável assim que Laura o deixa no parque, Alan, um policial civil que faz justiça com as próprias mãos, tem que lidar com perigosos traficantes. Sua sede de vingança pela morte precoce da esposa, porém, o leva a atitudes arriscadas e insanas que colocarão em risco todos ao seu redor.
     Marcel se interessa pela moça da triste história. Gabriela, a Corregedora que veio para frear os impulsos do impetuoso policial, também se mostra muito interessada por Alan. O que essas histórias têm em comum? Não estragaria essa surpresa por nada.

"- Talvez haja um motivo muito grande para nós dois termos nos encontrado, Laura. Talvez minha verdadeira missão nesse caso, no caso Laura, seja fazer tudo acontecer para que possamos nos salvar desse abismo." (p. 241)


PING-PONG
     
Título e Capa: O caso Laura é o centro da história, um ponto em que todos os personagens acabam envolvidos, porém de uma forma muito diferente do que podemos supor. A capa é linda e representativa, com ambientes e personagens essenciais para a trama. Curiosamente, só no final do livro é possível decifrar todos esses elementos.

Como o livro me achou: Esse livro foi lançado em 2011, quando o vi pela primeira vez. No meu aniversário daquele ano, na minha lista de livros de presente (todos os amantes literários sabem que os livros sempre ocupam as primeiras opções), lembro que deixei dois livros para escolher, um de Harlan Coben (Não conte a ninguém) e O Caso Laura. Acabou que o primeiro foi escolhido, e nunca mais vi esse primor de André Vianco nas prateleiras. Mas como uma boa promessa de história não é esquecida, decidi ir atrás desse livro agora, em 2017, e certamente não será o último desse autor que ocupará minhas lotadas prateleiras de casa.

Foi top: a leitura deliciosa que esse autor proporciona, misturando com primazia mistério, comédia, drama e romance. Muito de tudo até o fim, até que um desses gêneros prevalece e arremata a história com você com o coração na mão, sem saber se é para rir ou chorar.

Estragou: Tenho um problema com as histórias de uma forma geral, tanto que essa é uma crítica que eu vivo fazendo aqui nesse espaço. São as reações dos personagens que eu penso que simplesmente não acontecem na vida real. Como grande elogio ao autor, isso só aconteceu uma vez nessa história, uma única cena que não me convenceu (para quem leu, como Laura e Simone reagem depois que ela é salva você sabe do que. Muitas gracinhas para um assunto sério).

Só nesse livro: você fica pegando as pecinhas do quebra-cabeça que se unem numa boa, pra depois ver que montou tudo errado. Normalmente, os autores de suspense vão deixando pistas para que no final tudo faça sentido, mas as pistas te levam a conclusões erradas. Sei lá, talvez eu que não seja muito boa nisso, mas que dá pra te dar uma enrolada, isso dá. Até o último evento do último capítulo você está descobrindo coisas.

Quem me conquistou: Ah, Marcel é de se disparar o coração. Não é nenhum Don Juan, poeta, ou coisa parecida, mas seu romantismo está nos seus gestos, na sua entrega, e no seu senso de humor maravilhoso. Personagem muito real, palpável e apaixonante.

"Um detetive apaixonado é como um piloto de um jato com uma turbina avariada. Há muita coisa em jogo e sua atenção converge para um único ponto." (p. 125)
"Se ela pedisse para ficarem assistindo a regravações de finais de novela, desde Selva de Pedra até O Clone, passando por Chispita, Anos Rebeldes e Sinhá Moça, ele aceitaria com um sorriso no rosto - como se fosse o maior noveleiro do universo." (p. 237) 

Quem podia cair fora: A "amiga" de Laura, Simone. Ô personagem dispensável. Parece uma doida, que ao invés de dar o apoio à amiga, justamente por conhecer a história difícil dela, acaba tapando o sol com peneira. Mulher inconveniente e insensível, não gostei.

O que o livro ensinou: Adoro livros reflexivos, que não buscam o entretenimento como fim. É claro que é uma senhora terapia ler, mas extrair algo de bom deveria ser regra para todas as leituras. Além disso, também amo livros que tratam de assuntos difíceis. Falar sobre suicídio de uma forma realista e poética ao mesmo tempo não é tarefa simples. O livro ensina a amar mais a vida e a valorizar as pessoas ao nosso redor. 

Não tenho como falar mais da história sem estragar as surpresas, mas é um livro que você realmente devora, e se corrói de curiosidade até a última página. Linguagem fácil, gírias cariocas, imagens nítidas através das boas, mas não exaustivas, descrições. Escolheria outro final, mas tendo em vista a parte artística e filosófica - ainda que em detrimento de uma vertente espiritual muito duvidosa - Vianco arrasou na sua escolha. Está recomendado!




14 comentários:

  1. Olá, vim retribuir sua gentil visita ao meu blog a um tempo atrás ^-^ ...Meu blog estava passando por um hiatus bem longo e só retornei com ele agora, então respondi aos comentários e você estava lá. Espero que possa me visitar novamente. Parabéns pela postagem, fiquei curiosa a respeito da obra :3

    Beijocas!
    Sorriso Jovem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hilda, muito obrigada pela visita! Sim, estive há algum tempo no seu blog, que legal ter você aqui.
      Claro, voltarei com certeza! Espero que goste dessa leitura.

      Um beijo!

      Excluir
  2. Que resenha maravilhosa! Fiquei muito curiosa pra descobrir a relação entre as histórias, onde que esses personagens se encontram.
    O post divulgando os seus livros já está pronto e logo mais vai aparecer lá pela Caverna! É uma honra poder compartilhar as suas obras ♥

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Carol!!! No começo, vai parecer que não há relação nenhuma, mas é muito interessante o jeito que as histórias se conectam, tenho certeza que vai amar.

      A honra é toda minha de poder estar no seu blog, de verdade! Vou ficar aqui na expectativa!

      Um beijo grande!

      Excluir
  3. Preciso ler algo desse autor urgentemente, pois sempre leio resenhas positivas de seus livros, embora eu não tenha visto falar desse aqui antes.
    Que bom que é um livro que faz o leitor querer devorar o livro. Que pena que você preferia outro final, é chato quando isso acontece.
    Obrigada pela dica!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol, estava desse jeito também com relação ao André Vianco! E esse livro em especial estava na minha lista faz bastante tempo.... hehehe
      Sobre o final, acontece, né? Mas acho que ele foi mesmo muito artístico ao escolher esse desfecho, então às vezes, o toque dele é esse, e se fosse um final desejado ou mesmo previsível, ele não teria essa notoriedade que tem hoje.

      Eu que agradeço sua presença aqui, amiga!!!
      Um grande beijo!

      Excluir
  4. Fer, ola!!
    Do autor não li nada ainda, apesar de ter quatro livros dele e autografado, vc acredita? HEHE mas adorei essa dica porque esse vive em promoção e não esperava que pudesse me deixar curiosa na resenha HEHEHE mancadaaaaaa
    aaah
    alias, adorei conhecer seu cantinho, está lindo e já comecei a seguir tambem :D
    beijocas
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâm!
      Que pecado é esse, amiga? Ter os livros autografados e não ler? Não sei quanto aos outros, porque esse também é o primeiro que eu leio, mas que o cara te segura no livro, isso ele faz!

      Adorei você aqui, espero que volte sempre!

      Beijão!!

      Excluir
  5. Olá Fe!!!

    Vim correndo conferir essa sua resenha assim que passei pelo skoob! Nunca li nada desse autor, normalmente penso que ele fala sempre de vampiros, mas acho que julguei mal! Que história instigante, fiquei aqui lendo sua resenha e entrei na história, esse eu leria com certeza, amei sua resenha como sempre!

    Saudades de você!
    Beijos
    Dani Cruz
    www.blogemcomum.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani!! Sabe que sempre te espero por aqui, né?

      Então, pelo que vi dos demais trabalhos do autor, ele parece ter um fetiche mesmo por vampiros e essas coisas. Tem uns lances sobrenaturais também nessa obra, mas a criatividade com certeza superou a razão, e fez dessa uma obra incrível. Tenho certeza que vai gostar!

      Saudades de você também, menina! <3

      Um beijo grande!!!

      Excluir
  6. Eu ainda não li nada desse autor e também não conhecia essa obra em especial.
    Adoro mistérios e ter que ficar juntando as peças de um quebra-cabeça pra entender o que está acontecendo e amei o jeito como você faz a resenha! É bem mais fácil entender o que você gostou e o que não dessa forma. Sucesso!

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de fevereiro você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sim, essa obra em especial não ficou muito tempo nas livrarias, infelizmente. É um mistério de solução nada óbvia, que deveria estar entre os mais vendidos. Espero que ele tenha uma oportunidade em suas prateleiras!

      Muito obrigada pela visita, espero poder ver você sempre por aqui!!

      Um beijo!!

      Excluir
  7. Oi Fernanda, achei a história realmente bem misteriosa! Todos os personagens possuem um passado meio sombrio e complicado. Vou procurar ler esse livro. Gosto de histórias com um certo mistério. Achei ótima a postagem. Tem post novinho lá no blog e te convido a ir dar uma olhadinha. Beijocas! ♥

    Sorriso Jovem | SJ Oficial Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E bota mistério nisso, Hilda! rsrs
      Tenho certeza que vai gostar, é uma leitura deliciosa!
      Um grande beijo!!!

      Excluir

Que tal debatermos sobre esse livro?
Deixe seu comentário!