sexta-feira, 20 de junho de 2014

O Inferno de Gabriel


Uma paixão que atravessou as circunstâncias e o tempo...



     Antes de tudo, gostaria de deixar bem claro que, apesar dessa capa sugestiva, o conteúdo do livro não é de cunho erótico. 
    É um livro muito inteligente e romântico de duas pessoas totalmente distintas, de mundos e personalidades opostas, que viram em si uma forma de se completarem (como acontece em diversos romances).
   Julianne Mitchell era apenas uma adolescente quando se apaixonou pelo inconsequente irmão de sua melhor amiga, Rachel. Em um momento de completa desolação de Gabriel Emerson, ele busca na ingênua moça uma forma de se esquecer do caos que estava sua vida. Ambos partilham de um momento de inocente amizade em um pomar próximo à casa dele, momento este que não seria esquecido por nenhum dos dois ao longo dos anos.
     Gabriel, porém, ébrio, acreditando que tudo não passara de um belo sonho, - em que ele era o Dante da doce Beatriz, da Divina Comédia - abandona a garota no pomar, prosseguindo com uma vida de estudos, no campo da arte e da literatura, e de promiscuidade.
     Julia também prossegue sua vida, tendo sido influenciada naquele fatídico dia no pomar pelo seu príncipe a buscar a mesma área acadêmica, guardando-se, porém, para ele até o dia em que poderia, enfim, pertencer ao seu amado Dante.
    A vida dá aos dois mais uma chance quando Julia se matricula na disciplina de pós-graduação de Dante Alighieri, ministrada por ninguém menos que o PhD Gabriel O. Emerson. O que ela não contava era que ele, além de não se lembrar dela, a trataria com total desprezo e arrogância.
     Mas quem um dia já se apaixonou, não pode esquecer o que sentiu. Gabriel começa a olhar a jovem garota com mais interesse do que gostaria e deveria, iniciando uma história de paixões impossíveis. Só que agora, ambos carregam seus próprios traumas e segredos e já não são como outrora...
     A questão é: Será que Gabriel, um dia, voltará a se lembrar de sua doce Beatriz do pomar? E se ele se apaixonar novamente, será que terá alguma chance de se envolver com a então aluna de mestrado?



PING-PONG

Como o livro me achou: Para falar a verdade, ri quando vi pela primeira vez essa capa meio malévola, meio descarada do livro. Que inferno, afinal, esse tal de Gabriel estava enfrentando? Então, de curiosidade, fui ler o verso, justo quando eu estava para entrar no mestrado e estava para fazer a idade de Julianne. Fora minha paixão nata pelo cenário e pela arte italiana, que iriam compor o enredo da história. Aí achei coincidência demais e, quando fui ver, já estava com o livro no meu e-book. Devorado.

Um Pró: Um livro extremamente rico em obras literárias, cenários históricos e músicas que davam o clima de cada cena. Você viaja com as citações e as aulas do professor Gabriel, correndo no mesmo instante para conhecer essas obras. Também sonha em ir para Florença e conhecer todos os pontos citados. Faz lembrar bastante "O Código da Vinci" nesse quesito. Fantástico.


Um contra: Gostaria que o livro tivesse mais a cara do que realmente é. Quem o vê, pensa se tratar de uma história erótica, ao estilo de "cinquenta tons de cinza" (que NÃO li), mas de forma alguma tem esse objetivo e enredo. É uma história bonita, muito bem escrita, de alto nível literário, de modo que, quem se interessa por esse tipo de livro, pode ser afugentado pela capa, e quem busca um livro mais picante, vai ficar extremamente decepcionado...


Uma lição: Amar puramente. Acho que ambos se amaram assim. Ela por continuar amando um homem que transformou sua vida com a poesia e o coração, mesmo ele a tendo abandonado e não a tendo reconhecido; ele por continuar amando uma mulher que lhe mostrou a inocência e a pureza, mesmo podendo ser ela apenas fruto da sua imaginação.


Um personagem: Ah, o Paul... Um colega de classe de Julia, que se apaixona por ela e tenta curá-la de seus traumas e sua paixão platônica por quem ele menos imagina: o professor que ele é aluno e assistente. Ele é muito fofo e eu torci para que ele tivesse uma chance com Julia, pois certamente era alguém que queria fazê-la feliz, para variar...

Chorei: 
"Julia poderia jurar ter ouvido seu coração se partindo. Ou seria apenas o último prego no caixão em que seu amor morto descansava, embora não fosse em paz?"
Citação: 
"Os pensamentos de Gabriel o atormentavam enquanto ele olhava para o cordeiro de faces rosadas que confiava nele o bastante para adormecer em seus braços, sem perceber a paixão que queimava suas veias."

Espero ter conseguido mostrar a beleza dessa história e desmistificado qualquer pensamento errôneo do que o livro trataria.



APROVADO!



16 comentários:

  1. Bonitaa capa,mas eu la,não tenho muuuita vontade de ler.Mas quem sabe mais pra frente não dou uma chance ne?Parece ser bom :3 Amei a resenha

    Beijos

    http://cantinhodatitania.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza, Lu! As vezes é muito fase da vida, tem uma época que vc só quer ler comédia, outra só romance de época, outra só policial...
      Obrigada pela visita, beijo!!

      Excluir
  2. Não li esse livro, eu o devorei. E realmente gostaria que eles tivesse proposto o que a capa nos incita a pensar. Mas ... fazer o que ? Algo que me deixou bem confusa nesse livro foi a escrita, um tipo de escrita que não me incomoda mas que em forma de texto estava bem estranha. Uma hora é era um pensando e no mesmo momento era o outro.... Parabéns pela resenha
    http://miiheomundoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, um tipo de livro que não dá pra parar de ler! Acabei com ele rapidinho
      E eu gostei também da forma que foi escrito. De fato, tem algumas confusões, mas valeu muito à pena, não é?
      Obrigada, Yasmim, volte sempre!!!

      Excluir
  3. Ontem participei de um clube do livro que falaram exatamente desse livro! Teve gente que gostou e teve gente que detestou, dizendo que o Gabriel era um mala rs Então ainda estou na dúvida se leio ou não :) E realmente, eu achava que era um livro erótico, por isso que passava longe dele nas livrarias rs
    Beijos!

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro essa ideia de clube do livro! E imagino mesmo que dê para amar ou odiar o Gabriel. Eu, particularmente, não gosto muito dele, mas seu papel no livro deu todo o ar intelectual e apaixonado que eu tanto gostei.
      Mas leia sim, Tici, vale muito a pena!
      Beijos!

      Excluir
  4. Apesar de não ser o gênero que costumo ler, a sinopse é interessante. Agora esse negócio de paixões perigosas, rsrsrsrs.
    Abraços, Fernanda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, esses livros românticos sempre tem aquela paixão impossível, proibida, etc... Se fosse tão fácil ficarem juntos, não ia ter graça.. rsrsrs
      Abraços, Elcias!!

      Excluir
  5. O livro parece ser interessante, não digo que vou ler agora, pois tenho uma fila enorme de livros para ler, mas vou tentar ler ainda esse ano, parece ser bom.
    Parabéns pela resenha,
    bjs

    citacoesdeumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei muito bem, Fran, o que é ter uma fila de livro, estou na mesma situação! rsrsrs Mas espero que um dia vc posse lê-lo!
      Beijos!!

      Excluir
  6. Olá Fernanda, muito obrigada por me convidar para ler essa resenha, que foi simplesmente maravilhosa! Já estava querendo saber do que se tratava esse livro, mas sempre desistia (achei mesmo que era erótico) e agora com sua resenha fiquei muito curiosa para ler, de verdade!

    Parabéns pela resenha, o livro acaba de ir para os meus desejados! ")

    Beijos

    Dani Cruz
    http://blog-emcomum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, fiquei muito feliz que tenha gostado, Dani!
      Tem muito disso mesmo, olhamos um livro com uma ideia e não sabemos, de fato, do que se trata até alguém comentá-lo. Espero ter tirado suas dúvidas!

      Beijos!

      Excluir
  7. Olá Fernanda tudo bem ?
    Eu conheci seu blog pelo skoob e sempre que eu leio um texto/resenha sua fico impressionado, você escreve muito bem mesmo. O livro em si não me chama muita atenção por ser um romance, mas as suas palavras me fizeram até querer ler o livro.
    Beijos, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Carlos, sempre fico feliz com seus comentários também!
      Bom, sou suspeita, porque amo romances, mas acho bastante democrático o livro por tratar também de história, arte, literatura...
      Obrigada por postar, beijos!!!

      Excluir
  8. Amei a sua resenha, Fernanda. Conseguisse quebrar todo o preconceito que eu tinha a respeito desse livro pelo o que a capa passa.
    Parece ser uma bela história, e com ótimas referencias literárias. Eu ainda não o li, e nem pretendia fazer, mas agora posso dizer que se tiver a oportunidade, não deixarei passar.
    A resenha ficou bem dinâmica da forma que fizesse "PING-PONG".

    Até mais ver,
    Pedro S.
    http://decaranasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Pedro, era essa mesma a minha intenção! Podiam fazer uma capa de alguma obra de Dante, que o livro fala tanto, mas sei lá porque a fizeram assim...
      A história é linda mesmo, espero que goste!
      Até mais!!!

      Excluir

Que tal debatermos sobre esse livro?
Deixe seu comentário!