domingo, 27 de novembro de 2016

Sem Olhar para Trás





Titulo: Sem olhar para trás - Ela recorreu ao amor de Deus e venceu o ódio e a violência
Autora: Lycia Barros
Editora: Valentina
Ano: 2015

Uma doce fantasia sobre uma dura realidade...



     Há tempos estou para trazer aqui para o blog a queridíssima Lycia Barros, minha autora nacional favorita. Por ter lido o primeiro livro dela, "A Bandeja", antes de criar o blog, ele acabou não fazendo parte oficialmente do meu espaço, mas agora que "Sem olhar para trás" chegou na minha estante, ninguém segura mais!
     Esse livro conta o drama de Agatha, uma moça bem nascida que, em nome de uma paixão adolescente, sai de casa para se casar com o inescrupuloso Bruno Albuquerque. No começo, tudo parecia flores, até Bruno revelar seu verdadeiro caráter, com a triste realidade da violência doméstica atingindo-a de frente.

     Agatha aguentou o quanto pôde o temperamento explosivo do marido, até vê-lo explodindo sobre Gabriel, o filho de nove anos do casal. É quando recebe uma carta, que diz ter recebido como herança um sítio em Rio Preto. Sua tia Dulce não sabia, mas deixara para a sobrinha muito mais que um patrimônio: a chance de uma nova vida.

"Que tipo de mãe não teria o reflexo rápido o suficiente para evitar que o filho tomasse uma bofetada no rosto? Uma mãe imprestável, suspirou em silêncio, cheia de culpa. Uma mãe que mal podia se defender. Incompetente. Uma mãe que havia feito muitas escolhas erradas e agora estava pagando um alto preço por isso. E, para seu tormento, seu filho também." (p.13)

     Sem mais nada a perder, Agatha e Gabriel se mudam para o tal sítio, onde tentam viver de maneira anônima, até conhecerem o belo e misterioso dono da hospedaria local, Vicente. Agatha tem uma péssima impressão sobre o sexo oposto, tanto pelo marido agressivo, como pelo pai, que lhe negou a chance de voltar à segurança do seu lar, mas não consegue resistir aos encantos do recluso homem, que parece também manter seus próprios segredos.

"Se não pode lidar com o meu barulho, não mexa com o meu silêncio." (p. 56)

     Mas a vida nunca é tão simples quando o assunto é o resultado de nossas escolhas, e ele não demoraria a alcançar a triste fugitiva.



PING-PONG

Como o livro me achou: Tanto o primeiro, como esse livro gritaram por mim na Bienal do Livro daqui de São Paulo, não me deixando nenhuma escolha. Além do que, nas duas vezes, tive a grata alegria de pegar esses livros das mãos da própria Lycia.

Um Pró: Lycia Barros tem um jeito delicioso de escrever, com personagens tão palpáveis que não surpreenderia se existissem de verdade. Cada capítulo também é inaugurado por belas frases de grandes personalidades. Fora o design do livro, super lindo e feminino, de apaixonar. Ops, era para eleger só um pró? Lycia fala de Deus e de seu amor, e não vejo literatura alguma melhor do que as que elevam nossa alma.

Um Contra: A história foi linda, gostei de verdade, mas não foi possível sair muito do clichê esperado da trama. Principalmente, para quem já leu Porto Seguro, de Nicholas Sparks. Nada que comprometa o entretenimento intrínseco da obra.

Um Diferencial: Os diálogos dos personagens, que vão desde a doce inocência infantil, até os mais profundos temas, como o propósito da vida e da dor, e a bondade de Deus em meio às dificuldades. Não dá para ser o mesmo depois de ler essa história.

Um Personagem: Estou declaradamente apaixonada por Vicente, e morri de rir com as passagens de dona Gema e seu Pedro, mas vou escolher o queridinho do Gabriel. O menino é de uma docilidade encantadora, com umas tiradas espertas de tirar o fôlego, além de ter um coração maravilhoso, capaz de comover até o turrão dono da mercearia . Usaria aqui o adjetivo "fofo", mas o rapazinho já tem lá seus nove anos, então vou deixar mesmo como "absurdamente encantador".

Uma Lição: "São as aflições que nos ajudam a buscar a fé."
"Deus preferiu criar os homens à sua imagem e semelhança, que o amassem de livre escolha, assim como ele nos amou desde o começo. E escolhas precisam de consequências, boas ou ruins. Uma escolha sem consequência não seria autêntica. E, na maioria das vezes, consequências sofridas geram bênçãos." (pastor Marcos para Vicente - p. 201)

Uma Citação:
"- Acho que já está na hora de virarmos essa página.
- Antes eu virava a página, agora eu queimo o livro todo. - ela ameaçou ir embora, mas vicente a segurou pelo pulso.
- Este você não vai queimar.
- Só se eu tiver uma boa razão. Convença-me. (p.113)

Se quiser ver como Vicente convenceu Agatha a escrever uma nova história, não vai se arrepender em descobrir nessa linda leitura.


SUPER RECOMENDO!!!

6 comentários:

  1. Olá,

    Já vi o livro por ai, mas sua resenha é a primeira que leio. Achei interessante o tema tratado sobre violência contra mulher e já vi que é um daquele livros que torcemos bastante pela protagonista. Fiquei curiosa quanto ao homem que ela conhece quando se muda e adorei o ping-pong. Já li Um Porto Seguro, mas adoro clichês então acho que vou gostar!

    Beijos!

    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isadora!

      É um livro bem recente, acho que por isso não ouviu muito falar. Também curto muito esses temas polêmicos, e se você curtiu "um porto seguro" vai gostar sim desse daqui!
      Já sobre o Vicente, vai ter que ler mesmo para entender por que ele é tão encantador! hehehe

      Um grande beijo!!

      Excluir
  2. Eu conheço a autora pela sua obra anterior também, mas não estava sabendo dessa obra nova. A premissa apresenta a realidade de muitas mulheres apaixonadas que acabam por conhecer um lado cruel do marido, e a chance de um recomeço. Um livro super interessante!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol que bom que gostou do tema, acho que vai apreciar a história também!
      Um abraço!!!

      Excluir
  3. Já falei que toda vez que leio uma resenha sua tenho vontade de te dar uns tapas? Menina assim não dá, por sua causa já comprei mais de 8 livros que nem estavam na minha lista! Vou a falência assim!

    Sobre Lycia Barros já li os livros da autora e o meu favorito é "Entre a mente e o coração", não li "A bandeja" onde provavelmente eu odiaria o Rico, então confesso que não tenho a intenção de ler porque eu amei ele no segundo livro!
    Li também a trilogia "Uma herança de amor", amei o um, gostei do dois e definitivamente não gostei do três, como Ivy se tornou aquela garota? Arg! Mas depois discutimos isso!
    Agora estou louca para ler esse livro, primeira resenha que leio a respeito dele e amei, quero muito ler! Suas resenhas sempre são muito convincentes né? hahaha


    Beijos
    Dani Cruz
    www.blogemcomum.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A recíproca é verdadeiríssima, dona Dani Cruz! Indicação de livro com indicação se paga! hahahaha
      Preciso conhecer os outros títulos da autora. E sim, você odiaria o Rico nessa história, rsrsrs Por outro lado, amaria o Dante, então é de se pensar.
      Leia esse, Dani, depois me conte o que achou!

      Um grande beijo!!!

      Excluir

Que tal debatermos sobre esse livro?
Deixe seu comentário!