sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

O Coração de Sofia



Título: O coração de Sofia
Autora: Lori Wick
Editora: United Press
Ano: 1995 (original)/ 2005 (Brasil)

O coração de Deus em Sofia


     Sofia Venikonja é uma tradutora do governo Checoslovaco nos anos 80 que tem a oportunidade de realizar o sonho da imigração americana. Sua avó, porém, único membro da família ainda vivo, por acreditar que morreria por causa do câncer, não se inscrevera para obter essa autorização. O que nenhuma das duas contava era que Kasmira se recuperaria, de modo que Sofia precisa tomar a difícil decisão de partir sem a avó.
     Mas o desafio maior ainda estava por vir, do outro lado do oceano. Mesmo poliglota, a dificuldade de Sofia com o idioma inglês faz com que a julgassem incapaz, dando a ela apenas a oportunidade de trabalhar em uma lanchonete de quinta e morar no subúrbio de Chicago.
     Até que ela conhece uma bondosa mulher na igreja, Janete Riley, que logo vê seu potencial e nobre coração. Com o irmão recentemente enviuvado em mente, isolado em outro estado com três crianças, Janete tem a ideia de indicar Sofia para ser governanta na casa deles.
     Alec Riley reluta em aceitar uma mulher em casa depois da morte da esposa. Nem ele, nem seus filhos estão prontos para receber ninguém em suas vidas, mas bastaram alguns dias com Sofia trabalhando em casa para que vissem o quanto precisavam dessa figura responsável, amorosa e feminina na vida deles.
     Com esse trabalho, Sofia recebe mais do que um meio de sobrevivência: recebe uma nova família e a oportunidade de ver todos os bons planos que Deus tinha para ela.

 
PING-PONG

Título e Capa: A bondade de Sofia e sua fidelidade ao Senhor são mesmo o enfoque da história. O fato da moça se colocar continuamente aos cuidados de Deus, procurando sempre manter um coração grato e obediente faz com que ela sempre receba orientação e paz nos momentos em que mais precisa. A capa é simples, com um arranjo de flores, ilustrando, talvez, a simplicidade e beleza desse coração.

Como o livro me achou: Aquisição da minha irmã, que o comprou por indicação de uma vendedora cristã. O livro foi alta e devidamente recomendado.

Foi Top: Isso foi algo muito pessoal, mas os acontecimentos ocorreram na hora certa para mim. Sabe aquela torcida que você faz para que o personagem fique com alguém ou faça alguma coisa? Fico sempre frustrada quando não torço por um casal que insiste em ficar junto. Mas, nesse livro, a autora conseguiu atender às expectativas de maneira justa, dando a oportunidade de conhecermos as consequências de cada decisão e ansiar pelo final que ela colocou. 

Não tão Top: Por outro lado, se os acontecimentos vinham na hora certa, acho que alguns não foram bem descritos. Tudo na história foi relevante, mas houve cenas que podiam ser estendidas para que pudéssemos aproveitá-las melhor. Em alguns momentos, houve a preparação para algum evento que a autora depois narrou com superficialidade. Nada que prejudicasse a história, mas ela podia ter-nos deixado degustando mais...

Um Diferencial: Acho tão belos os livros em que os personagens estão em constante oração, de modo que Deus participa ativamente da história. Além disso, a luta deles não é verdadeiramente contra pessoas, ou para buscar desejos egoístas. Sua luta é para manterem-se puros diante do Senhor, mesmo quando surgem as mais duras adversidades.

Quem me Conquistou: Gostei da filha mais velha de Alec, Rita. Uma jovem muito responsável, que acabou assumindo o papel de dona de casa assim que a mãe morreu. Ela consegue valorizar o trabalho de Sofia mais facilmente, vendo-a, antes de tudo, como a boa e divertida mulher que é.

Quem podia cair fora: O livro conta com apenas uma vilã, a sogra de Alec, Peg. Costumo gostar de vilãs, mas achei essa velha tão ridícula que bem que podia cair mesmo fora. A não ser por uma cena que amei, em que Peg faz de Sofia a gata borralheira e Alec vem defendê-la. Claro que Alec podia ter sido bem mais rude ao confrontar a ex-sogra, mas ele foi mais piedoso do que eu e lhe falou com mansidão.

O que o livro me Ensinou: Que há recompensa para os que esperam no Senhor. Essa recompensa pode demorar, e até não ser o que planejamos, mas sempre no surpreende para melhor. E que devemos ter um coração grato por tudo, pois assim viveremos em um ciclo virtuoso, em que recebemos a graça de Deus porque confiamos nele, levando-nos a confiar sempre mais na sua provisão.
     E olha que outra lição interessante:
"- Não é maravilhoso que o ciúme seja um pecado? [...] Você poderia ter-me dito que tem câncer, e eu saberia que não há cura. O pecado, no entanto, é uma boa notícia. Ele tem cura por causa da obra de Cristo na cruz. Eu poderia dizer que você não precisa sentir-se assim porque gosto de você e não faria isso, mas seria apenas um curativo na ferida. Em Cristo você pode curar-se do pecado do ciúme." (p. 380)

Livro encantador, simples, profundo, possível - quando se coloca Deus no centro de tudo - , enfim, um livro que ensina muitas coisas. Os personagens são bem humanos, com reações compreensíveis e uma sensibilidade apaixonante. Amei!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal debatermos sobre esse livro?
Deixe seu comentário!