sábado, 14 de dezembro de 2019

O Presente



Título: O presente
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Ano: 2010 (original) / 2013 (Brasil)

O presente do presente


     Lou Suffern é um empresário que vive lutando contra o tempo. Faz duas coisas ao mesmo tempo, seja no serviço ou em casa. Sua cabeça está sempre em todos os lugares, mas nunca se concentra no presente.
     Depois que o diretor da empresa sofre um surto psicótico, deixando vago seu cargo, o objetivo da vida de Lou passa a ser conquistar seu lugar. Mas há mais gente interessada na vaga, de modo que Lou precisa de todas as vantagens e aliados que conseguir nessa luta.
     É quando conhece Gabe, um mendigo muito atento que mora na rua do edifício em que trabalha e que parece conhecer detalhes da vida de todos os que passam por ali. Interessado em ter um aliado e espião na empresa e, ao mesmo tempo, intrigado a respeito do andarilho, Lou decide arrumar um emprego para Gabe na empresa.
     As coisas começam a ficar muito estranhas quando Lou percebe que o mendigo parece estar em dois lugares ao mesmo tempo, e saber muitas coisas a seu respeito. Coisas que ninguém saberia.
     Farto das cobranças da família para que ele dedique mais tempo a eles, desesperado pela vaga de diretor e assombrado com a presença de Gabe, Lou acaba recebendo o maior presente que poderia desejar, sem saber que, com ele, viria a descoberta da sua própria vida.


PING-PONG

Título e Capa: Muito interessante chamar o que Lou irá receber de presente. A verdade é que o protagonista recebe o que mais gostaria na vida, mas o verdadeiro presente que vem com ele é a descoberta de que ele sempre teve tudo o que quis. A capa ilustra um boneco de neve porque a história se passa na época do Natal.

Como o livro me achou: Lembro-me quando o livro foi lançado, ele vinha dentro de uma caixa para presente (sugestivo). Ele entrou para a minha wish list, mas só o adquiri bem mais pra frente, adivinhem, em uma feira do livro.

Foi Top: Adoro distopias, o famoso "e se...". E se você pudesse estar em dois lugares ao mesmo tempo? Se tivesse a oportunidade de descobrir o que aconteceria se tomasse certa decisão, ao mesmo tempo que descobriria o que aconteceria se não a tomasse. Demais isso, mas o problema dessa possibilidade é que você teria que arcar com as consequências das duas decisões. Você estaria disposto?

Não Tão Top: Existe uma história paralela que eu não consegui entender. O livro começa com um menino que atira um peru congelado em uma janela, na véspera do Natal. Ele vai parar na delegacia e, quem conta a história de Lou é o policial. No fim, não entendi quase nada desse tal menino do peru, nem desse policial Ralph e o que eles têm a ver com a história do presente.

Quem me Conquistou: Não costumo gostar de crianças, mas a filha de Lou, Lucy, é uma querida. Sua presença trouxe ternura, sinceridade, humor e beleza. Ela conseguiu tocar no duro coração de Lou nos momentos mais emocionantes da história.

Quem podia Cair Fora: Acho que a secretina, Alison. Tudo bem que Lou sempre foi bem canalha, mas a mulher ficou se oferecendo, e ainda preparou uma festa ridícula para o pai dele, quando Lou lhe deu essa incumbência. Péssima secretária, profissional, pessoa, péssima em tudo.

O que o Livro me Ensinou: Mais uma vez, que a vida é perfeita do jeito que é. Que Deus criou as coisas como devem ser, e que só precisamos de uma vida para viver. Tentar, errar, acertar, tudo faz parte, essa é a emoção.

"O tempo é mais precioso que ouro, mais precioso que diamantes, mais precioso que petróleo ou quaisquer tesouros. É o tempo, o que nunca temos em quantidade suficiente. É o tempo que causa a guerra dentro de nossos corações. Devemos usá-lo com sabedoria. [...] O tempo não pode ser dado. Mas pode ser compartilhado."

Um livro emocionante, divertido, reflexivo e intrigante. Que recebamos o maior presente, que é o nosso tempo e a vida como ela é!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal debatermos sobre esse livro?
Deixe seu comentário!