sexta-feira, 18 de abril de 2014

O Duque e Eu


Um livro de época para ninguém botar defeito...


     Este é o primeiro livro da maravilhosa série dos Bridgertons, que retrata a vida de cada um dos oito filhos de Edmund e Violet Bridgerton em um cenário da sociedade da elite do século XIII.

     Neste primeiro volume, é narrada a história de Daphne Bridgerton, a filha moça mais velha e a mais espirituosa também. Criada com muitos irmãos homens, Daphne aprendera a se portar de maneira firme e até rude, sendo admirada pelos homens como amiga, mas nunca como pretendente ao matrimônio (a não ser por cavalheiros, no mínimo, excêntricos).
     É nesse contexto que retorna de Londres o irresistível amigo de seu irmão mais velho, o duque Simon Basset. Bonito, rico e charmoso, torna-se o partido perfeito para qualquer mulher solteira da sociedade, com a única ressalva de que ele abomina o casamento mais do que a morte. 
     Com um encontro divertidíssimo dos personagens, o famoso duque encontra em Daphne uma maneira de se livrar do tão temido matrimônio e, ao mesmo tempo, trazer algum pretendente decente à moça que anseia mais do que tudo constituir sua própria família. O plano consiste em ambos fingirem estar noivos diante da sociedade, de modo que nenhuma moça procure o duque e vários homens passem a olhar a futura duquesa com mais atenção, afinal, a moça arrebatara o coração de um duque. 
     Fácil fora colocar o plano em prática, agora difícil será desfazer a farsa quando os dois perceberem estar levando a história de noivado a sério demais.



PING-PONG


Como o livro me achou: Eu sempre fui apaixonada por romances de época, estando Jane Austen no topo dos meus livros favoritos. Com essa capa maravilhosa e o roteiro interessantíssimo à vista, não resisti e me aventurei na trama sem pensar duas vezes.


Um pró: Difícil decidir um só pró, pois o livro é em tudo encantador, mas vou optar pelo humor. Apesar de ser um livro essencialmente romântico (e dos bons), os trechos cômicos deram ao enredo um toque perfeito.


Um contra: O livro é tão doce, tão bonito, que acho que algumas cenas um tanto picantes poderiam não estar no roteiro, o que o deixaria mais leve e uma ótima leitura para todas as idades.


Um engano: Apesar de muito romântico, o livro não é tão meloso quanto aparenta ser. O humor conseguiu tirar aquela coisa mais fantasiosa do romance e deixar a leitura divertida.


Uma decepção: A curiosidade do conteúdo de uma carta no final. Fique tranquilo que isso não estraga nada a história. Na verdade, nem é dada tanta atenção a esta carta, cujo conteúdo é bastante deduzível pelo leitor, mas, mesmo assim, eu gostaria que os personagens a tivessem lido.


Um diferencial: As crônicas da sociedade de Lady Whistledown que iniciam cada capítulo. São crônicas de uma senhora que se identifica apenas com este pseudônimo, contando fofocas e fazendo comentários maliciosos de pessoas e eventos da sociedade. Achei um máximo esse recurso. 


Uma lição: A ausência do perdão pode trazer graves consequências no futuro de quem não perdoa. E é a mais pura verdade.


Um personagem: Colin Bridgerton. Tenho que confessar que, desde este primeiro livro, meu Bridgerton favorito tem sido o Colin. O humor dele é mesmo hilário, fazendo-me lembrar muito de outro personagem favorito meu, Liam Mchugh, de "A música das sombras" (lembrar de resenhar esse livro fantástico). Ele aparece em momentos inapropriados e diz coisas terríveis, muito típico daquele irmão pentelho que só piora a situação. Amo de paixão.


Ri: "Simon olhou de um irmão para outro e ficou bastante claro para ele por que Daphne ainda estava solteira. Aquele trio beligerante assustaria até o mais determinado - ou idiota - dos pretendentes."


Citação: Neste não vou fazer citação. O livro todo é tão magnífico que acabaria sendo injusta escolhendo um trecho apenas para simbolizá-lo.


É realmente um livro para ser devorado em pouquíssimos dias, se não em poucas horas. Mas cuidado, depois que começar, não vai conseguir ter paz até chegar na última página (e ler o prólogo do livro seguinte que tem no final de cada livro).


APROVADO!


14 comentários:

  1. Nunca tinha visto este livro..E olha que já vi e ouvi falar de muuuuitos rsrs mas parece ser boom.Acho que leria um dia,não agora,pois meio que estou evitando romance estilo Nicolas Sparks uhehuehuhue mas quem sabe ne? :3 Parece ser boom.Parabéns pelo post Fer e sucesso *-*

    Beijos

    http://cantinhodatitania.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, também achei que não foi um livro muito divulgado. Ficou por um curto tempo nos mais vendidos na Saraiva, depois voltou para a estante de literatura estrangeira.
      Mas... devo informar que não tem nada do estilo Nicholas Sparks rs. Como eu disse no post, o humor deixou o livro muito menos meloso (acho que valeria a pena tentar... rsrs).
      Obrigada pelo comentário, volte sempre!

      Excluir
  2. Eu não sou muito chegada a nada de epoca então não faz muito meu estilo. Mas devo confessar que eu estava um pouco interessada em ler este livro. E bom... depois da ressenha fiquei com mais vontade. haha

    Bjinhos
    Naty Rangel

    livrosdanatyrangel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu sou suspeita porque sempre adorei romances de época, acho que são tão doces... Mas fico feliz que a resenha tenha te despertado um pouco de interesse, porque com certeza este livro vale muito à pena!
      Beijos, Naty!

      Excluir
  3. Fernanda, amei sua resenha e eu amei ler esse livro, por coincidência terminei ontem de ler o segundo livro dessa série, que também é lindo.

    Parabéns pelo blog!

    Beijos

    Dani Cruz
    http://blog-emcomum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, estou quase acabando o terceiro (que comecei ontem) e já estou ansiosa por terminá-lo.
      Julia Quinn simplesmente maravilhosa na arte de contar histórias...
      Obrigada pela visita, volte sempre!!

      Excluir
  4. Parece ser bem legal de ler esse livro.
    Fiquei interessada rs

    xoxo
    http://acordescoloridos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Josi! Terminei a pouco tempo o terceiro livro da série e continua ótimo, mas o primeiro ainda ganha na minha classificação!
      Abs!

      Excluir
  5. Vi que minha irmã "Dani Cruz", já deixou um comentário aqui =D
    Mesmo assim é sempre maravilhoso comentar sobre esse livro. Como você acho ele todo simplesmente maravilhoso, fica difícil escolher um trecho ou quote.
    Acho que só lendo para saber como é incrível.
    Estou adorando a série, e estou ansiosa pelo quarto livro. ♥
    Bjs
    Amanda
    http://blog-emcomum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, não sabia que a sua irmã era a Dani Cruz, minha irmã também se chama Dani, hehe
      Nem me fale, poderia conversar por horas sobre esse livro, é mesmo sensacional.
      E o quarto livro está sendo mais do que aguardado, justamente por eu ter um fetiche especial por Mr. Colin...
      Obrigada pela visita, volte sempre!!

      Excluir
  6. Olá, adorei sua resenha e seu blog também, parabéns por ambos!
    Adoro Jane Austen e faz muito muito tempo que quero ler esse livro, tenho certeza de que vou gostar, é o meu gênero favorito! hehehe
    Beijos, Lerissa. :D
    lerissakunzler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, espero vc sempre aqui!
      Se alguém tem o mesmo gosto literário que o meu, já temos muito em comum, hehehe
      Abraços!

      Excluir
  7. Olá Fernanda!

    Eu ainda não li nada da Quiin e espero um dia ter a série em mãos rs.
    Acho divertido, seria legal se retirasse as cenas picantes para qualquer idade, mas confesso que gosto delas haha.
    Amo este toque sensível, maravilhoso e leve que a autora da, fora a diversão e os momentos que temos sorriso nos lábios em um romance =D

    Beijos!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenha sim, Tamires, é uma série en-can-ta-do-ra mesmo!
      De fato, acho perfeita essa união romance + comédia, penso que isso só enriquece a leitura, tirando aquele ar "mamão-com-açúcar", assim como aquela história cômica sem profundidade ...

      Obrigada pela visita Tami, até mais!

      Excluir

Que tal debatermos sobre esse livro?
Deixe seu comentário!