sábado, 31 de maio de 2014

O Retrato de Dorian Gray


Um desafio literário até para uma resenha...


     Tenho que confessar que resenhar esta obra é um verdadeiro ato de coragem e até de ousadia. Uma obra como esta, tão profunda e atemporal, necessita de uma resenha à altura, e se aventurar por essas linhas é um desafio e tanto. Mas, se estamos aqui para falar de livros, é de bons livros que falaremos.
     O retrato de Dorian Gray, escrito pelo aclamado Oscar Wilde, conta uma história sensacional que envolve três personagens completamente distintos, cujo um único encontro transformará drasticamente a vida de cada um deles. 
     Basil Hallward é um pintor de pouca fama que nunca teve sua arte expressa plenamente até conhecer o jovem Dorian Gray, um rapaz tímido com uma beleza descomunal. Devido à beleza exterior do jovem Dorian e de sua personalidade doce e inocente, Basil passa a pintá-lo com frequência, atingindo o ápice da sua carreira artística com uma pintura de corpo inteiro de Dorian em sua casa. No dia desta pintura, o amigo do pintor, Lorde Henry Wotton, um aristocrata hedonista com as ideias mais controversas, o visita, conhecendo o modelo idolatrado de Basil e, assim, mudando a história dos três.
     Em uma conversa entre o aristocrata e o jovem Dorian, Henry convence o então ingênuo rapaz a aproveitar a vida e a não se apegar às convenções impostas pela sociedade. Uma vez convencido da fugacidade da beleza e da juventude, Dorian Gray tem um desejo do qual ele se arrependerá amargamente no futuro: o de ficar eternamente jovem e de ser o retrato que Basil pintara de si a envelhecer, carregando o peso de suas paixões e pecados, enquanto sua beleza permaneceria imaculada.
     O desejo do rapaz fora, surpreendentemente, concretizado. O que nem ele, nem ninguém, poderia prever, eram as consequências que esse pedido incomum trariam não só a Dorian, mas a todos ao seu redor.


PING-PONG:

Como o livro me achou: Durante a passagem deste ano, discutindo com uma amiga minha a respeito de livros que nos impactaram, este foi o livro que ela indicara. De fato, fora uma leitura muito proveitosa e de altíssimo nível.

Um pró: A profundidade dos pensamentos do livro realmente é para um mestre literário. Oscar Wilde conseguiu apresentar ideias e preceitos que tanto para a época, como nos dias de hoje, são capazes de trazer as mais instigantes reflexões.

Um contra: Achei que o livro teve muitas partes irrelevantes, às quais considerei, com todo o respeito à grande obra, certa enrolação. O livro em si, se compactado em trechos de pesamentos e acontecimentos importantes para a trama, seria bem menor, porém mais proveitoso.

Uma lição: A lição que eu tiro é de que não há como remirmos nossos pecados sem um arrependimento genuíno, e que, mesmo se assim fosse possível, poderíamos estar puros aos olhos dos outros, mas a culpa jamais nos abandonaria.

Um personagem: James Vane, irmão da atriz Sybil Vane, o caso amoroso de longe mais conturbado da vida de Dorian. James é aquele tipo de rapaz rústico, mas de bom coração, que aparece no enredo poucas vezes, mas cuja participação foi crucial para o desenvolvimento e desfecho da história. Infelizmente, contar seu papel no livro seria um tremendo de um spoiler de mau gosto, por isso vou me limitar a dizer que a cena que mais me tirou o fôlego foi uma dele com Dorian, já bem no final.

Ri
" Para reaver a minha juventude, eu faria tudo no mundo, exceto ginástica, levantar-me cedo, ou ser uma pessoa respeitável." [Lorde Henry]

Citação:
" O que os vermes fazem a um cadáver, assim fariam os seus pecados à imagem pintada na tela. Destruiriam a sua beleza e devorariam o seu garbo. Corrompê-la-iam e torná-la-iam vergonhosa. E, todavia, essa coisa continuaria a viver... Para sempre."

Um livro clássico de leitura obrigatória para bons leitores!

Redundante dizer, mas

APROVADO!!

28 comentários:

  1. Olá.
    Realmente, acho que todos deveriam se possível lerem esse livro. Ele tem muitos ensinamentos a nos passar, e um dos principais é que não podemos viver tentando segurar uma fase que para TODOS um dia irá passar.
    Ótima resenha, e ótimos pontos apontados, moça. Parabéns

    Até mais ver,
    Pedro.
    http://decaranasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fato, Pedro! Não podemos ir contra a natureza das coisas.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Adorei a citação do Lorde Henry!
    Nunca li esse livro, tenho certo preconceito com "clássicos", porque acho a linguagem meio complexa, porém uma boa leitura vale o esforço, né?
    Parabéns pela resenha, é impressionante teu respeito para/com a obra.

    devaneiosestrelares.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lorde Henry foi mesmo uma figura, mas seus comentários machistas não deixaram eu colocá-lo como meu personagem favorito, hahaha
      Sim, livros clássicos geram esse receio mesmo e, principalmente o trauma que carregamos do ensino médio das leituras obrigatórias de literatura, não é?
      Mas essa obra é maravilhosa, sim, e com uma linguagem não tão rebuscada.
      Obrigada, Sté, abraços!!

      Excluir
  3. Adorei seu ping pong. Já estou te seguindo, amei seu blog!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Ale, aguardo você mais vezes por aqui!
      Abs!!

      Excluir
  4. Já tinha ouvido falar neste livro,mas nunca procurei me aprofunda neele.Sua resenha despertou minha curiosidade *---* Parece ser muito bom!Espero lê-lo algum dia!

    Parabéns pela resenha e sucesso ao blog.Beijos!

    http://cantinhodatitania.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é bem conhecido mesmo, Lu. Que bom que você gostou, espero que tenha as mesmas sensações que eu ao ler!
      Boa leitura!
      Beijos!

      Excluir
  5. Oie Fernanda, já li este livro e realmente é sensacional! Leitura obrigatória mesmo. Havia momentos que ficava com pena de Dorian e outras que o odiava com todas as minhas forças, mas enfim, adorei o livro. Não é atoa que o primeiro vídeo do meu canal foi uma resenha desse livro x)

    Bjus, gostei muito da sua resenha: clara e objetiva!

    Orientalmente Falando
    https://www.youtube.com/user/renanmitsuoueda1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente assim, Renan, no começo dá mesmo pena do Dorian, por ser um rapaz ingênuo, que acabou se rendendo a um hedonista inescrupuloso, mas depois é perceptível que, no fundo, havia algo realmente perverso dentro dele.
      Fico feliz que tenha gostado, espero você aqui nas próximas resenhas!
      Abs!

      Excluir
  6. Eu tenho esse livro aqui na estante e nunca o li, mas tá na lista dos próximos a serem lidos, beijos

    Conversas de Alcova

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Kris, espero sua opinião quando lê-lo!
      Abraços!

      Excluir
  7. Oi Fernanda, parabéns pela resenha! Além do texto, gostei muito do PING-PONG no final do post! Com certeza, são detalhes muito legais sobre a sua leitura!! Ainda não li esse clássico, e seus comentários me deixaram muito curiosa! Espero poder ler em breve!!

    Maritza Bom
    Prólogo da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mari, achei um bom recurso o ping-pong, para deixar o texto mais leve e rápido!
      Espero sua opinião quando puder lê-lo, beijos!

      Excluir
  8. Gostei do post, me deixou com vontade de ler esse livro, vou procurá-lo na biblioteca amanhã mesmo! u.u

    http://acervodeamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Felipe, tenho certeza que gostará!
      E o bom é que, por ser um clássico, é bem fácil de ser encontrado!
      Abs!

      Excluir
  9. Já ouvi falar muito desse livro! Parece interessante! Otima resenha!
    Bjos
    www.leitora-vorazz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. A resenha define perfeitamente o livro. Parabéns!

    http://vitrinedoautor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Que resenha fantástica, belas palavras e um texto descomunal. Gostei demais da resenha e da obra na biblioteca da minha escola tem e eu quero muito dar uma conferida.
    Beijos, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, obrigada! Espero que você tenha a oportunidade de ler essa história e se encantar como eu.
      Abraços, Carlos!

      Excluir
  12. Um amigo me indicou esse livro há algum tempo e eu venho querendo lê-lo, mas ainda não comecei, até por certo receio, eu acho! hahaha
    Mas sua resenha foi muito boa, fiquei mais curiosa pela história, espero lê-lo em breve.
    Beijos, Lerissa. :D
    lerissakunzler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que esse livro sofre um pouco de preconceito por ser literário, Leri. Vamos combinar que o ensino médio nos traumatiza nesse quisito.. rsrs Mas esse livro, mesmo sendo muitíssimo bem escrito, é de fácil leitura, e com um enredo super interessante.
      Quando puder ler, quero saber o que achou!
      Um beijão!

      Excluir
  13. Olá, adorei sua resenha. Já tinha visto a foto desse livro pelos grupos de leitores no Facebook, mas nunca achei que seria um livro tão bom assim. Assim que terminar a fila de livros aqui, irei ler esse livro.

    Beijos

    http://leitoresforever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Aline! Acho que vc irá gostar também!
      Abraços =)

      Excluir
  14. Assisti o filmes mas ainda não tive a oportunidade de ler o livro, vou procura-lo pra comprar.
    Estou te seguindo, bjos.
    http://yuugracindo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yuu, o livro é 100000 vezes melhor que o filme, posso te garantir! A mensagem central é bem mais profunda do que o filme quis mostrar. Espero que tenha a oportunidade de conferir.
      Muito obrigada pela visita, volte sempre!

      Beijos!

      Excluir

Que tal debatermos sobre esse livro?
Deixe seu comentário!