sábado, 27 de fevereiro de 2016

Enquanto Eu Te Esquecia



Título Original: Love water memory
Autora: Jennie Shortridge
Editora: Única
Ano: 2013


Um amor além da memória...


     O livro se inicia com uma mulher encontrada nas águas geladas da Baía de São Francisco. Ela não tem nome, não tem história, não tem família, nem dinheiro. Tudo o que tem é uma cabeça vazia de lembranças e repleta de perguntas.
    No hospital, descobre que é Lucie Walker, tem 39 anos e um noivo, Grady, que está vindo buscá-la. E isso é tudo o que tem para tocar a vida pra frente.
   Grady suspirou de alívio quando os cartazes que trouxeram a mídia para o caso do desaparecimento de sua noiva surtiram efeito. Era sua Lucie que estava lá. Mas não tinha nada a ver com a Lucie que conhecia.
      Ao voltarem para casa, sentem-se como dois estranhos: 
     Apesar de achá-lo muito bonito, a imagem de Grady não faz Lucie se recordar de nada. Parece um bom homem, e a grande festa de casamento programada, as fotos espalhadas pela casa e as cartas de amor que encontra a fazem acreditar que havia muito amor envolvido, mas por que ela teria fugido? O que ele teria feito para que ela largasse aquela vida aparentemente perfeita?
    Lucie está linda mesmo sem todo aquele aparato de maquiagem e as roupas caríssimas. Está serena, simplista e amorosa com todos - tudo o que não era há um mês, quando saiu de casa.
    Os dois podem ter uma história, mas cada dia que passam juntos mostra que jamais conseguirão continuar a história tinham. Será que haveria amor para recomeçar? Ou as suas gritantes diferenças impossibilitariam que esse amor improvável se repetisse?


PING-PONG

Como o livro me achou: lembro-me de ver essa capa bonita nos lançamentos da Saraiva no ano passado e amado essa história de amnésia e amor. Comecei a lê-lo tão logo eu comprei, mas não sei por que, acabei largando. Não sei se pensei que a história não daria em nada, ou se outro livro gritou por mim, mas agora vejo o que teria perdido se não tivesse dado uma segunda chance...

Um Pró: os capítulos são organizados de acordo com o personagem, alternando entre a visão de Lucie, de Grady e de Helen (a tia de Lucie). Tudo é escrito em terceira pessoa, mas cada capítulo mostra como protagonista cada um deles, o que te permite compreender cada personagem.

Um Contra: não sei se é exatamente um contra, mas é um pouco difícil você montar a história completa na sua mente, porque ela é contada em fragmentos. Você caminha junto com Lucie para percorrer a história da sua vida e descobrir com as pessoas como Lucie era no passado. Talvez tenha sido justamente a ideia da autora te deixar tão perdido quanto Lucie, por isso não sei se é um ponto contra, mas confunde um pouco, sim.

Um Diferencial: organizar os capítulos de acordo com a visão do personagem eu já tinha visto em outros livros, mas fazer você pensar e concordar com cada personagem, é a primeira vez. Acontece, por exemplo, uma briga. Se é Lucie que está contando, você morre de raiva de Grady. Você olha a cena e vê que ele foi um estúpido Aí Grady conta a mesma história e você vê que Lucie não demonstrou nada do que estava sentindo, como ela achou que tivesse, e dá toda a razão para ele ter agido assim. Achei genial isso!

Um Personagem: Esse livro gira principalmente em torno dos três personagens que tem seu nome no capítulo, mas eu vou escolher um que aparece bem pouco, a Dory, a irmã mais nova de Grady. Ela é psiquiatra e fica analisando Grady e Lucie como se fossem seus paciente, o que deixa Grady louco. Mas é também a irmã favorita dele (dentre as 7 irmãs que ele tem!), porque se importa muito com ele e faz de tudo para que ele e Lucie tenham uma segunda chance.

Citações:

Frases de Grady
"Ela olhou para ele da maneira que um cachorro olharia para o dono, com carinho e curiosidade, mas também com o distanciamento de outras espécies. 'Isto tem sido difícil pra você', ela disse, 'meu sumiço'." (p. 33)
"A nova Lucie era tudo o que ele poderia querer em uma mulher. Não era carente, nem exigente, nem complicada. Era paciente, bondosa, fácil de conviver e tão sensual que mal podia suportar. [...]
Contudo, ela tinha razão, ele sentia falta da velha Lucie. Lamentava a perda da mulher por quem tanto se esforçara para que o amasse, e que afastara com suas inseguranças e defensivas. Se pelo menos pudesse tê-la amado melhor, se pelo menos pudesse se provar como um homem de valor, ela nunca teria fugido. Mas nunca mais teria essa chance" (p. 265)

Frases de Lucie
"Ele olhou para ela de maneira tão séria que ela tornou  a rir. Era gostoso rir; era gostoso estar sentada em um restaurante com uma toalhinha de papel, uma caneca branca de café e um homem simpático, bonitão, embora calado, na frente dela." (p. 84)
"Alguma coisa estava acontecendo dentro de si, que ela não entendia muito bem. Estaria se apaixonando por um estranho pela primeira vez, ou se lembrando dos sentimentos passados? Ou estaria simplesmente desesperada por uma ligação, sendo ele sua única opção?" (p.185)
"O que é amor, ela conjecturou, o que é lembrança? Onde é que os dois se intersectam e quando deixará de importar qual veio primeiro?" (p.379)

Uma lição: Não podemos deixar que os traumas da nossa vida nos impeçam de ser o que realmente somos. As diferenças de personalidade da velha e da nova Lucie mostram como a vida a moldou e como ela realmente seria, se pudesse apagar todo o seu passado para ser livre dentro de si. 

Este livro te rende ótimas risadas, mas é essencialmente muito triste. Mais triste do que bonito até. Lucie tem a chance de recomeçar por perder lembranças dolorosas, mas com essas, foram embora também as lembranças boas que a colocava em um lugar no mundo. Grady tem uma nova mulher a sua frente que, como citado acima, é tudo o que ele podia querer. Mas a mulher que ele amava estaria sempre diante dele e morta ao mesmo tempo.

Leitura leve, mas profunda. 

Sem dúvidas,

APROVADA! 

6 comentários:

  1. A premissa do livro parece bem interessante então quero lê-lo. Vai pra lista kkk
    Amei a resenha está muito bem detalhada, parabéns <3
    ❥Blog: Gordices Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Débora, vale muito a pena!
      Obrigada pela visita, volte sempre!!
      Beijos,

      Excluir
  2. Olá,
    Parece ser um livro muito bom. Achei bacana o ponto de vista dos personagens, pois podemos entender ambos.
    Com certeza eu leria.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Jéssica, ótimo recurso esse!
      Fico feliz com a sua visita, volte sempre!

      Beijos!!!

      Excluir
  3. Já vi tanto essa capa por aí e MEU DEUS como não li a respeito? Não sei se a forma como você escreve suas resenha tem um poder sobre mim, mas Fernanda do céu, eu estou aqui desesperada para saber como essa história acontece! O nome do livro é tão lindo que dá até um aperto do peito, e já fico imaginando essa reaproximação acontecendo (ou não), então é oficial: QUERO LER! E logo! Simplesmente suas resenhas me convencem a ler qualquer livro hahaha, quero te matar, e não quero, por isso!
    Amei as citações dos capítulos de Grady, me pareceu ser um personagem apaixonante!

    Beijos
    Dani Cruz
    blog-emcomum.blogspot.com.br
    Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk Que bom, Dani! Sabe que eu sempre fico esperando seus comentários né? Assim como também fico temendo suas resenhas... kkkk
      Lê sim, Dani, vc vai adorar!

      Um beijão!

      Excluir

Que tal debatermos sobre esse livro?
Deixe seu comentário!