domingo, 27 de março de 2016

A Garota que Você Deixou para Trás





Título original: The girl you left behind
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano: 2012 (original) - 2014 (Brasil)

Um livro para fazer sofrer até a última linha... Ou até o último lenço


     A garota que você deixou para trás conta a história de um quadro que percorreu o mundo ao longo de quase um século, transformando vidas com seu poder de destruição e reconstrução. 
     O quadro é o retrato de Sophie Lefèvre, uma francesa casada com o artista Édouard, por quem é perdidamente apaixonada. Os eventos da Primeira Guerra mundial, porém, os obriga a viverem os piores pesadelos, ele no front da guerra, ela servindo aos oficiais alemães em seu restaurante, os mesmos responsáveis por toda aquela carnificina. 
    Dentre esses oficiais, está o Herr Kommandant, Friedrich Hencken, um homem de bem que fora obrigado a assumir o papel de um demônio na guerra. Ele já estava insensível com a dor humana quando conhece a força e a coragem de Sophie, apaixonando-se imediatamente por ela e pelo quadro. 
     Em um arriscado acordo, Sophie é levada para fora da França, longe de seus familiares, na única esperança de voltar a ver o marido. Seu quadro desaparece logo em seguida, sendo encontrado na casa de uma socialite, Olívia Halston, quase cem anos depois.
      Liv é a viúva de um jovem arquiteto em ascensão que tenta refazer a vida apesar da sua grande perda. Ela está mergulhada em dívidas e sem um rumo, quando conhece o brilhante e charmoso advogado Paul McCafferty. Ele parece ser a sua chance de voltar a normalidade da vida há quatro anos perdida. O que ela não sabe é que ele trabalha em uma empresa que reavê obras roubadas e que, atualmente, é um quadro que se encontra na parede do seu quarto o seu próximo alvo. Paul também se apaixona por ela, até descobrir a obra, começando um conflito de interesses que vai pôr em risco a chance desse casal perfeito ser feliz.
    Qual é, afinal, a história por trás desse quadro? E a história de Sophie e Liv? Os personagens irão refazer os passos dessa trama e juntar as peças para descobrir qual foi o paradeiro da garota que você deixou para trás.



PING-PONG

Como o livro me achou: Jojo Moyes me conquistou de uma forma dolorosa em Como eu era antes de você. Até hoje, tenho tanto sentimento pelos personagens daquele livro que só de pensar em ler a continuação em Depois de você, já me sinto angustiada. Normalmente, não leio livros de guerra. É certo que me trarão tristeza pelo simples fato de se referir a algo tragicamente real. Mas permiti me deixar levar mais uma vez por essa ingrata escritora, que já levou mais uma parte de mim nesse livro.

Um pró: é simplesmente incrível o que Jojo consegue fazer com esses personagens. Nunca vi alguém mudar de mocinho para bandido e vice-versa de uma forma tão convincente. Na mesma hora em que você cai de amores por um personagem, desejando em seu íntimo que ele seja real e apareça na sua vida, você o odeia de tal forma, se sente tão enganada junto com os outros personagens, que tem vontade de fazer justiça com as próprias mãos.

Um contra: difícil achar um contra, o livro é absolutamente perfeito. Mas, se eu tenho que falar, acho que vou fazer a mesma crítica que fiz à menina que roubava livros. Há expressões em francês e em alemão que não foram traduzidas que gastam seu tempo no Google tradutor e te fazem perder o fio da história como propagandas em meio ao filme. Outra questão é que nem a capa, nem a descrição da história fazem jus a essa preciosidade. Jojo nos engana mais uma vez, nos fazendo achar que estamos diante de uma historinha qualquer, tragando-nos sem piedade nesse maravilhoso enredo.

Um diferencial: são duas histórias paralelas alternadas, separadas por um século, que se unem através de um quadro, sendo que o desenrolar da segunda depende inteiramente do final da primeira. É bem como a vida é, e como um passado tão longínquo interfere na nossa vida hoje.

Uma lição: o livro é uma lição de perseverança, de fé, de busca pelo que é certo, de provas de amor, enfim, um tesouro inestimável. Mas vou deixar aqui a lição de Fran, uma moradora de rua amiga de Liv, que vive em uma caixa de papelão.

"O que a gente perde. Só tentando se agarrar a umas poucas coisas." (p.359)

Uma citação:
"Na verdade, não consigo tirar os olhos do quadro [Herr Kommandant, em uma carta para a esposa]"
"Do quadro?, Paul se pergunta. Ou da garota?" (p. 234) 
    O que dizer? O livro dói. Não pense que vai ler esse livro e continuar a vida como se não tivesse lido. Os personagens vão te acompanhar por onde você for ao longo da leitura e muito tempo depois também. Lou e Will, de Como eu era antes de você, também ficaram comigo, e eu com eles. Pode parecer melodramático, mas os personagens são reais demais. Humanos demais. E sofrem demais. 

   Se você é alguém que não gosta desse tipo de vínculo emocional com personagens fictícios, é melhor passar longe de A garota que você deixou pra trás (e, para garantir, de tudo que leve o nome de Jojo Moyes). Mas se você é, como eu, livro-masoquista, porque toda leitura compensa se a grana não for pequena (da onde eu tirei isso?), sugiro esse livro para ontem!

APROVADO!



8 comentários:

  1. Oi Fernanda, parabéns pela resenha!!

    Eu sempre vejo esse livro nas livrarias e nos sites, mas nunca tinha parado para realmente ler alguma coisa sobre ele! Recentemente, eu li Como eu era antes de você e fiquei tipo \0/
    Foi no bom sentido, a narrativa é realmente emocionante, mas o final me pegou desprevenida! Gostei muito da forma como ela trabalha a história, sua narrativa e a descrição dos personagens.
    Estou com Depois de você aqui na estante e provavelmente, depois de ler sua resenha, A garota que você deixou para trás será o próximo.

    Ótima resenha, até mais!!

    http://prologodaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale, Maritza, como eu disse, ainda não me recuperei do trauma, hahaha
      Jojo é mestre em nos surpreender e tocar fundo o coração. Não é pra qualquer um seus livros, tem que estar preparado.
      Ainda não ouso ler Depois de você, mas provavelmente acabarei me rendendo e me emocionando de novo...
      Espero que goste da leitura, boa sorte e prepare os lenços!

      Beijos!!!

      Excluir
  2. Biomed também, Fernanda?? Você é formada já ou tá cursando? Tô no quarto (último) ano e quero fazer pós em reprodução humana, mal vejo a hora!!
    Olha, que ideia boa você teve, cria um selo de romance de época aí! Certeza que 90% dos blogueiros vão participar, e eu então, vou participar de primeira! Já devo ter um selo subentendido até de tanto que leio livro de época hahahha
    Eu amooo a Jojo! Os livros dela são de emocionar e, exatamente como você disse, sofrer até o fim. Ainda não li esse em especial, mas quero muito, e sua resenha me animou mais ainda!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Carol, com todo o orgulho! Eu já sou formada, faço mestrado na área de imunologia (loucura ou nem tanto? rsrs)
      Pode me avisar quando tiver esse selo que vou entrar de cabeça! hehehe
      Não tem como conhecer a Jojo e permanecer o mesmo... Pode se aventurar nessa obra sem medo, que você não vai se arrepender!

      Um beijão!!!

      Excluir
  3. Fernanda, leio suas resenha e fico aqui pensando, nossa essa menina pensa como eu, meu Deus do céu, estou aqui com "Depois de você" para ler e com um medo enorme de iniciar a leitura porque me machuquei tanto lendo "Como eu era antes de você" que só de pensar em iniciar essa leitura também me sinto angustiada!
    Eu ainda não li esse livro da autara, mas minha amiga acabou de lê-lo e não para de me recomendar, e agora com essa sua indicação, acho que vou ter que ler hein.
    E mais uma vez eu sou como você, toda a leitura vale a pena, mas se o livro for desses que mexem com a gente dessa forma, ahhhh vale MUITO mas MUITO a pena ♥
    Amei sua resenha, e definitivamente eu vou ler sim, já queria só por ser da Jojo, agora com duas maravilhosas indicações vou ler COM CERTEZA!

    Beijos
    Dani Cruz
    blog-emcomum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, penso tbm que temos as mesmas opiniões sobre livros, por isso gostamos tanto das indicações uma da outra!
      Se tiver coragem de ler "depois de você" me conte a experiência! kkkk Não estou tendo coragem nem pro filme!
      Quanto ao livro resenhado, super recomendo mesmo, pode ler sem medo de chorar! rsrss

      Um beijão!

      Excluir

Que tal debatermos sobre esse livro?
Deixe seu comentário!