quarta-feira, 25 de maio de 2016

A Rainha Vermelha



Título original: Red Queen
Autora: Victoria Aveyard
Editora: Seguinte
Ano: 2015

Uma ficção fantástica e mais real do que se pode imaginar...


     A Rainha Vermelha conta a história de uma sociedade dividida pelo sangue. De um lado, os prateados, a poderosa elite que conta com dons sobrenaturais e com um exército vermelho a seu dispor; de outro, os vermelhos, plebeus humildes escravizados pelos prateados, que buscam esperança em um mundo desigual.

"A única coisa que nos diferencia - ao menos por fora - é que os prateados andam eretos. Já nossas costas são curvadas pelo trabalho, pela esperança frustrada e pela inevitável desilusão com nosso fardo na vida." (p. 9)

     Mare Barrow é uma vermelha. Diferente da habilidosa irmã, Gisa, Mare ganha a vida como ladra nas redondezas da cidade de Norta. Mas seu aniversário de 18 anos se aproxima e, com ele, a data em que terá que se alistar em um exército que não costuma devolver seus soldados vivos à família. O alistamento de seu melhor amigo, Kilorn, porém, já está às portas, e a única chance de poupá-lo do inevitável é conseguir o valor de duas coroas para um grupo de rebeldes que pode ajudá-los a fugir.
   Desesperada para conseguir o valor, Mare se depara com um estranho que oferece uma oportunidade que poderá salvá-la ou condená-la de uma vez por todas: trabalhar no palácio do rei prateado. Lá ela conhece dois príncipes e uma vida que ela nem poderia sonhar. E é na Prova Real, onde é escolhida a mais poderosa prateada para se casar com o herdeiro do trono, que Mare descobre que não é uma vermelha comum. Ela também tem seus próprios poderes, o que causará repercussões avassaladoras.
        Presa a uma teia de intrigas, mentiras e traições, ela percebe que têm a chance de salvar não só a própria família, mas toda a sociedade vermelha. O preço a pagar por isso, porém, pode ser alto demais.



PING-PONG

Como o livro me achou: Vamos combinar que essa capa é, por si só, uma obra de arte. E ela é extremamente representativa do livro: as cores prateada e vermelha, o título, a coroa sangrando, enfim, encaixa-se perfeitamente com a história. O enredo da contra-capa também me fascinou, acabou entrando na minha lista de presentes de aniversário desse ano e terminou vindo parar aqui no Spazio di Libri.

Um pró: Os personagens são extremamente profundos. Apesar de jovens, Mare e os príncipes mostram características marcantes e personalidades complexas. A criação e as experiências deles moldaram caráteres que desenrolam numa história muito envolvente.

Um contra: Acho que a autora poderia ter sido um pouco menos trágica em certas momentos. Dá pra ver que ela gosta mesmo de sangue... (que trocadilho mais infame). Entendo que o livro é de ação, e que os altos e baixos fazem parte do enredo, mas talvez a autora pudesse ter resolvido certos dilemas com inteligência, e não apenas com a força bruta.

Um diferencial: O universo criado pela autora é fascinante. Não é só a questão de imaginar mundos distintos pela cor do sangue. Existe, realmente, toda uma sociedade desenhada, com suas peculiaridades e costumes, mas que pode muito bem representar a nossa própria sociedade. Os poderes também são muito interessantes, conseguem fugir um pouco dos clichês mais comuns de levitação ou leitura de pensamentos. Cada prateado tem um talento mais ou menos poderoso, e a diversidade descrita é muito interessante. 

Uma lição: A verdade é sempre a melhor arma contra a traição.

Uma citação:
"'É da nossa natureza', diria Julian. 'Destruímos. É a constante da nossa espécie. Não importa a cor do sangue, os homens sempre cairão.'" (p. 248).

Um personagem: Todos os personagens são cativantes, mas Julian me encantou de uma forma especial. Ele é o irmão da falecida rainha, atualmente professor de história de Mare. Imagino-o como um daqueles senhorezinhos sábios que acompanham os heróis em suas jornadas. Ele, de fato, ensina a Mare muito mais que a história das sociedades. É ele quem leva Mare a refletir na questão política e social de tudo isso e que lhe dá preciosos conselhos de como lidar com aquele mundo tão novo. Além disso, há um romance do passado que é de partir o coração.

Este é um livro excelente para ser devorado em um fim de semana que vai te surpreender. Não posso garantir que não é possível deduzir certas coisas, mas dou a dica para ficar esperto com todos os personagens. Eles são mais reais do que se pode imaginar.


APROVADO!!!


8 comentários:

  1. Gente, preciso confessar que não li nenhuma resenha desse livro, essa é a primeira na vida, mas acredita que dei esse livro de presente de natal para minha irmã? Ela ainda não leu, consequentemente eu também não, mas caramba não pensei que a história fosse assim. Lendo sua resenha me parece daquelas distopias de parar o coração, fiquei com medo de ler, exatamente por ser tão sangrento, mas a curiosidade é um defeito que eu tenho e me faz ir atrás dessas leituras mesmo assim. Vou ler com certeza, se você diz que vale a pena eu bem acredito!
    Simplesmente incrível sua resenha!

    Beijos
    Dani Cruz
    http://blog-emcomum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é lindo, Dani, e o enredo já aparenta surpresas, portanto é fácil ele ser escolhido como presente. Tenho certeza que vocês irão adorar.
      Não se preocupe com a parte sangrenta, achei um ponto negativo porque pareceu tudo muito tudo ou nada, sabe? E a autora não poupou os personagens, mas não podemos nos esquecer que é um reinado, tipo a Rainha de Copas, "cortem as cabeças!".
      Muito obrigada pelo comentário e pela confiança, sabe que eu também confio muito nas suas resenhas!! *-*

      Um beijão, Dani!

      Excluir
  2. Acho que histórias de reinado sempre são envolvidas nos intrigas, traição e mentiras, né? Tenho assistido uma série assim e me lembrei pela resenha. Já vi muita gente comentando bem a respeito desse livro, como você, e outros criticando, o que me deixa um pouco em cima do muro hahaha mas acho que vou arriscar, e espero gostar tanto quanto você da leitura!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, depende que tipo de críticas negativas você leu... Talvez alguns julguem o livro um pouco clichê, por causa dos muitos do gênero com poderes especiais e tudo o mais... Ou ainda por ser um livro com personagens tão jovens, praticamente adolescentes, o que deixa um pouco de lado os romances e limita a experiência pessoal que falta nas pessoas dessa faixa etária, mas fato é que a essência do livro e a riqueza dos personagens compensam e muito qualquer falha.

      Vale mesmo a pena, pode ter certeza!


      Um abraço!

      Excluir
  3. Eu já visto esse livro, mas nunca tinha lido nenhuma resenha sobre ele. A autora parece mesmo ter criado um mundo novo. Não é bem meu estilo de leitura, mas confesso que fiquei curiosa, hehe.

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o tipo de livro que chama mesmo a atenção, essa capa prateada linda, acho que todos param nem que seja pra dar uma espiada. Que bom que leu a resenha para conhecê-lo um pouquinho mais. Apesar de não ser seu gênero, ainda o recomendo muito, vale a pena, Suelen!

      Um beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Eu AMO esse livro!
    Vi muitas pessoas o lendo, e como amo distopias, resolvi ler também.
    Cheguei na metade da leitura achando que o livro não era "tudo isso" que falavam, mas depois da metade... não consegui parar de ler!
    As reviravoltas (principalmente a do final) me fizeram ficar curiosa pra ler o próximo!
    Que pena que não gostou das resoluções de forma bruta.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é excelente mesmo, Carol, super recomendo! E o final é sensacional!
      É, coisa bem minha mesmo esse contra, eu sou mais romântica, então acho defeito nesses livros de ação. A verdade é que eu sempre ponho no PING-PONG um pró e um contra, e quando um livro é muito bom, o contra fica algo do tipo: preferia que não fosse assim, mas isso não estragou em nada o livro.

      Obrigada pelo comentário,
      Um beijo!!!

      Excluir

Que tal debatermos sobre esse livro?
Deixe seu comentário!