sexta-feira, 15 de julho de 2016

Rainha de Copas



Título original: Queen of Hearts
Autora: Colleen Oakes
Editora: Universo dos Livros
Ano: 2014


Um novo olhar sobre o velho País das Maravilhas...



     O cenário é o conhecido País das Maravilhas, só que sem Alice. Com uma roupagem totalmente nova, a autora cria a história da tirana Rainha de Copas, antes de assumir o trono e se tornar a figura funesta que conhecemos. Alguns personagens voltam com outra cara mas as mesmas características, como o Coelho Branco, o Gato de Cheshire, o Chapeleiro Maluco, a Rainha Branca e as Cartas.
     A Princesa Dinah, futura rainha, vive solitária em seu castelo, sendo terrivelmente desprezada por seu pai, o Rei de Copas, e seu conselheiro, Cheshire. Ela passa os dias entre entediantes lições com seu fiel tutor Harris (o Coelho Branco), breves visitas ao seu irmão louco Charles (o Chapeleiro Maluco) e encontros às escondidas com seu melhor amigo e amor de sua vida, Wardley (não sei se faz alusão a algum personagem do conto...).
     Tudo muda para pior quando aparece no reino a adorável figura de Vittiore (a Rainha Branca), a bastarda filha do Rei de Copas, que parece encantar a todos, inclusive ao indomável Rei, enquanto que Dinah é sempre vista como a Princesa desajeitada. Vittiore passa a receber todas as atenções e ameaça o reinado tão ansiado de Dinah, que vê nessa perspectiva a única chance de mudar de vida e passar a ser respeitada e admirada como Rainha, da forma que nunca fora como Princesa.
     Em uma das refeições reais, Dinah recebe um bilhete com um nome e um símbolo, que a leva, juntamente com seu fiel companheiro, Wardley, para uma surpreendente aventura nas Torres Negras, um lugar onde as piores lendas de tortura e morte são ouvidas desde a infância. O que ela verá lá mudará completamente sua visão do reino e selará o seu destino.



PING-PONG

Como o livro me achou: Em mais um dos meus não raros passeios pela livraria, enquanto esperava meus amigos para um encontro, vi na estante esse livro parecendo tão promissor com esse outro lado do País das Maravilhas. Me encantei de cara.

Um Pró: Achei fantástica a forma como a autora pegou os elementos de uma tão conhecida história e conseguiu transformá-la encantadoramente. Fiquei até o fim esperando que, em algum momento, ela fosse esbarrar em algum trecho já conhecido do conto, mas ela se desprendeu totalmente do esperado e criou algo completamente novo. Merecedora do prêmio Next Generation Indie Book que recebeu.

Um Contra: Sem querer fazer spoiler, a autora te leva para uma super viagem e te larga suspenso no ar no final da leitura. O que acontece agora??? - você fica se perguntando com raiva. Quando eu era criança e assistia algum filme assim, minha mãe me dizia que era para eu criar o fim que eu quisesse. Às vezes, ela mesmo inventava um final para eu ficar mais conformada. Mas, até hoje, não consigo lidar ainda muito bem com isso...

Um Diferencial: É interessante que, como analogia de um conto já existente, a autora transformou personagens fictícios e animais em humanos, sem perder a essência deles, e sem tirar a magia de um País realmente das Maravilhas.

Uma Lição: Entender a dor do outro faz você entender suas próprias chances de ser feliz.

"As raízes fazem você esquecer de quem é, e o fazem esquecer que é humano. O que poderíamos fazer com esses criminosos que seria pior do que se esquecerem de quem são?" p. 134

Um Personagem: Achei o Wardley um dos pares românticos mais fofos que já li. Aquele que, antes de qualquer coisa é o melhor amigo que se pode ter, um amigo que aconselha o melhor, mas que permanece junto até no pior. Me encantei.

"Você é minha irmã. Minha melhor amiga. Minha Rainha. Você não vai morrer hoje, não no meu turno." (p. 192) [Wardley para Dinah]
Uma Citação:

"Essa cena é macabra, Dinah pensou. A rosa brilhante do País das Maravilhas sendo acolhida pelo espinho obscuro que se tornaria a Rainha." p. 175 

Uma leitura agradável, com uma boa dose de romance, aventura e comédia. Uma viagem a um local de infância que você sempre visitou, mas agora através de um túnel secreto. Muito fofa a história, com um final, bem... Sem final.

RECOMENDADO!


12 comentários:

  1. Me sinto tão extraterrestre por não ser ligada no mundo da Alice como a maioria das pessoas :( acho legal, mas não o suficiente pra me fazer ler os livros. Achei interessante essa obra em especial, já que fala do mesmo universo, mas com ênfase em outros personagens. Quem sabe eu dê uma chance! Amei a resenha <3

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk Carol, imagina, é um gênero bem non sense esse mesmo. Também não sou superfã do conto, mas essa história é interessante por ser mais humanizada. Se curtir, me avisa, quero saber o que vai achar!

      Um abraço!!

      Excluir
  2. Oi Fernanda,
    Eu gosto muito da Alice, mas nunca li nada relacionado a obra. Essa capa sempre me encanta e a Rainha é um personagem bem marcante, acho que iria gostar do livro. Vou colocar na lista ;)
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra, estamos mais acostumados a ouvir essa história como conto infantil mesmo, né? Ou nos filmes. Com certeza, a rainha foi uma ótima personagem para ser protagonista dessa história! Espero que goste, e me conte depois o que achar!

      Um abraço e obrigada pela visita!!!

      Excluir
  3. Olá,
    Adorei sua resenha e fiquei curiosa para ler o livro. Que ótimo saber que a autora soube criar algo inovador e não fez com que os personagens perdessem a essência. Espero pode ler em breve!
    Beijos.
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isa, que bom que gostou! A autora foi mesmo magistral, curti bastante.
      Leia sim, vai valer a pena!

      Um grande abraço!!!

      Excluir
  4. Adorei a resenha, o livro parece ser ótimo <3
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz!!!
      Volte sempre, colega!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Olá Fernanda,
    Adorei sua resenha e esse "ping-pong" ainda não tinha visto nesse estilo.
    Estou lendo uma trilogia que se passa no País das Maravilhas, mas lá não é muito maravilhoso, infelizmente.
    Tenho muita curiosidade em relação a esse livro, pois acho legal não termos a Alice.
    Você me convenceu querer ler logo.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna, que legal que gostou! Acho que assim fica mais fácil de ler e pular para os tópicos que mais interessam!

      Fico aguardando suas opiniões a respeito da Rainha de Copas!

      Um grande abraço,
      Fernanda

      Excluir
  6. Feee, eu vi essa capa por ai, mas nunca li a respeito!
    E lendo sua resenha fiquei pensando no filme "Malévola", sempre tem uma história triste por trás de um personagem mau, acho que sempre existirá uma história triste por trás de qualquer pessoa que escolheu um caminho ruim.
    Quando ao final sem final, acho que no fundo você pode encontrar ele na história da Alice não? Fiquei com vontade de conhecer Wardley ele parece encantador! Pronto, já me fez colocar outro livro na minha lista! hahahaha
    Amei sua resenha como sempre!

    Beijos
    Dani Cruz
    blog-emcomum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, eu só fui ver mesmo porque a capa me chamou a atenção, mas nunca tinha lido nenhuma resenha ou comentário sobre o livro...
      Bem isso mesmo, o que levou as pessoas a desenvolverem determinado tipo de comportamento?
      Mas sobre o final, acredito que ainda tenha muita história até chegar à Alice, sabe? Tem uma lacuna enorme entre a malvada Rainha de Copas e a vítima Dinah...
      Conheça sim o Wardley, você vai adorar! hehe

      Um beijão, Dani!!!

      Excluir

Que tal debatermos sobre esse livro?
Deixe seu comentário!