quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Amor de Redenção



Título original: Redeeming love
Autora: Francine Rivers
Editora: Verus
Ano: 1991 (original)



Um divisor de águas na minha vida literária...



     Não é todo o dia que você encontra um livro com a ousadia de passar na frente dos seus best-sellers. Ainda mais quando você tem uma Jane Austen no topo da sua lista. Mas foi o que aconteceu, e eu soube que seria o melhor livro de todos os tempos assim que terminei de ler o prólogo.
     Essa história de redenção começa com a infância trágica de uma menina que é feita prostituta aos 8 anos. Uma história extremamente difícil de ler, ainda mais por saber que isso acontece na vida real muito mais do que queremos acreditar. Sarah é a filha do relacionamento extraconjugal de seu pai com a amante. Desde o momento de sua concepção é rejeitada por ele e, após a morte da mãe, o que o destino lhe reserva é a total perdição.
     Depois de muitos anos, a pequena Sarah se tornou a formidável Angel. uma meretriz de luxo que trabalha em um bordel em Pair-a-Dice. Resignada, busca no ódio a sua sobrevivência, permitindo que os homens tenham o seu corpo, mas nunca seu coração. Até que conhece Michael Hosea, um inusitado fazendeiro disposto a casar-se com ela de qualquer maneira.

"A esperança era um sonho, e correr atrás dela tinha transformado sua vida num insuportável pesadelo."

    Michael é um homem bom, trabalhador e muito temente a Deus, que tem como ambição somente seus negócios e, como sonho, uma esposa para completar a sua pacata vida no campo. O que ele não esperava é que Deus responderia suas orações com uma mulher como Angel.

"A esperança era um tormento. A esperança era o inimigo. E aquele homem era um espinho em seu peito."

   Acatando a estranha vontade do Soberano, Michael consegue tirar Angel daquele inferno, mas é incapaz de tirar aquele inferno de Angel. Depois de casada, Angel não aceita o amor que Michael lhe oferece e foge, primeiro por vingança de seu passado, depois por não aceitar o vulnerabilidade do seu presente e, por fim, por simplesmente não conseguir acreditar em um futuro. E a cada fuga, Michael a resgata, tentando vez após vez quebrar as muralhas da mulher que a vida transformou em gelo, até entregá-la ao único realmente capaz de sarar as suas feridas e a salvar a sua alma.   



PING-PONG:

Como o livro me achou: Francine River me procurou tantas vezes, em tantas resenhas elogiosas e comentários que pensei exagerados, mas que hoje vejo que, na verdade, foram modestos, que não sei como demorei tanto para encontrar esse tesouro. Tiro meu chapéu para todos os que, com humildade, tentaram transcrever em palavras o que as palavras dessa autora é capaz de causar.

Um Pró: Um livro lindo do começo ao fim, com uma trama terrivelmente envolvente e com personagens únicos e marcantes.

Um Contra: Bem, esse livro é culpado por alguns crimes. Culpado por me fazer chorar várias vezes ao longo da história e não uma única e angustiante vez no final, como muitos fizeram. Culpado por não me deixar em paz ao longo do dia até descobrir o que iria acontecer com Michael, Angel, Paul, Miriam... E culpado por terminar, simplesmente, terminar. Uma história que devia levar o tempo de uma vida. Mas como me forço a eleger um contra, vou atacar o pobre do epílogo por não ter coragem de tocar em todo o restante. Apesar de ter me arrepiado os cabelos na última frase, acho que, só dessa vez, eu preferia congelar a última imagem do último capítulo e sonhar com todo o restante, ao invés de saber tim tim por tim tim o que aconteceu com cada um.

Um Diferencial: Já li, ouvi, assisti centenas de histórias de amor, histórias lindíssimas, de fazer chorar. Mas essa é a história mais bonita, porque fala sobre o amor de Deus por nós, do nosso amor por Ele e do amor dEle transbordando em nós para amarmos os outros. Não existe nada mais belo do que esse amor.

Uma Lição: Nada pode resgatar a nossa vida, nada pode dar sentido, propósito, nada pode nos tirar das cinzas como o poder do perdão e da redenção de Deus. A redenção do amor de Deus.

Um Personagem: Amo muito todos como se fossem todos meus irmãos e eu não achasse justo escolher. Cada um com a sua particularidade, sua fraqueza, sua verdade. Acho que conheço pessoalmente cada um deles, posso vê-los em amigos reais a todo o tempo. Mas escolho Michael Hosea. Um homem com uma linda comunhão com Deus que me impede de sonhar com nada menos do que isso para a minha própria vida.
"- Queria poder abrir sua mente e entrar nela com você. [Michael para Angel]
Talvez os dois juntos pudessem derrotar a escuridão que tentava engoli-la viva."

Uma Citação:
"- Mesmo se eu lhe desse tudo o que tenho, não seria o bastante. Não tenho o que baste para um homem como você. [Angel para Michael]
Ele segurou a mão dela e a apertou contra o coração.
- Então tome de mim o que falta em você. Deixe que o que eu tenho faça a diferença. [Michael para Angel]
 [...]
Como podia ser tão amada por um homem como aquele, logo ela, entre todas as mulheres? Meu Deus, se está aí me escutando, por que fez isso com ele?
Por você, minha amada. [Deus para Sarah]" 

     A beleza dessa obra é indescritível, e ver que a autora explica que foi tudo inspiração divina, algo que o próprio Deus colocou no coração dela, torna tudo ainda mais belo, porque está muito claro que Ele fala mesmo aos nossos corações através dela.

     Acho que é mais do que redundante dizer isso, mas é...


ABSOLUTAMENTE RECOMENDADO!


10 comentários:

  1. Oi Fernanda, que história bonita! Não pelo passado duro de Sarah/Angel, mas por finalmente encontrar o amor, embora relute a se permitir acreditar que esse dia chegou. Nunca tinha ouvido falar desse livro, ainda mais sendo da Verus, uma editora que não costuma publicar muitos romances de época. É um dos gêneros que eu particularmente adoro e fiquei ansiosa pra ler!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. História lindíssima, Carol!
      Também amo romances de época, então imagina a minha empolgação. Espero que tenha a oportunidade de ler essa obra tão preciosa.

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Oi Fernanda!

    Nossa, superar a Jane Austen é difícil mesmo! O livro tem um enredo interessante, parece ser forte e bonito! Espero poder conferir logo porque fiquei bem curiosa!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Michele, Jane Austen é mestre em conquistar nossos corações com seus personagens. Leia e depois me conte o que achou! ;)
      Um beijo!!

      Excluir
  3. O que falar? Não conhecia o livro, mas depois de ler essa resenha fiquei completamente apaixonada.
    Esse livro despertou minha curiosidade, vou colocar na minha lista.
    Amei, bjs!

    Refúgio da Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, vai ficar ainda mais encantada ao conhecer pessoalmente os personagens.
      Uma ótima leitura pra vc!

      Beijos!!!

      Excluir
  4. A trama do livro é MEGA interessante e eu já fiquei curiosa pra ler.
    Não gostei muito da capa, but oh well...
    Adorei saber que te emocionou, faz tempo que um livro não me faz chorar, então vou tentar ler o quanto antes.
    Obrigada pela dica!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito interessante mesmo, Carol, lê sim que você não vai se arrepender!!
      É, a capa é da época, não é um livro novo, mas a história compensa, rsrs
      Prepare os lencinhos, um beijo!!!

      Excluir
  5. Ahh esse livro, quando terminei de ler, só pensava que tinha que recomendar para todos, principalmente para você Fe, que história é essa não é?
    Tão profunda e difícil, por mais que Angel me irritou em alguns momentos, não tinha como não se compadecer dela e entender seus temores, me emocionei demais, Michael foi um dos mocinhos mais lindos que já encontrei, que amor puro!
    Só tenho amor por essa leitura, fico imensamente feliz que você também amou!
    Amei sua resenha e você só me deixou com vontade reler essa história!

    Beijos
    Dani Cruz
    www.blogemcomum.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro, e você foi a última pessoa que me indicou, porque depois já li e amei demais.
      É difícil mesmo tomar atitudes acertadas quando não há perdão, principalmente quando não perdoamos a nós mesmos, por isso Angel teve tanta dificuldade em aceitar o amor do marido e de Deus.
      E o Michael, não vou nem falar, que senão vou começar a chorar de novo, hahaha

      Uma história para marcar mesmo vidas, que venham mais Francines Rivers para nos comover!

      Beijos!!

      Excluir

Que tal debatermos sobre esse livro?
Deixe seu comentário!