sábado, 11 de julho de 2020

Marcadas pela Diferença


Título: Marcadas pela Diferença
Autora: Janette Oke
Editora: Vida
Ano: 1995

"Glenna escolhia a palavra 'bênção' para tudo o que acontecia de bom na sua vida e agradecia a Deus. Bem, se Deus fosse o responsável e amasse a todos, por que escolhia favorecer alguns e fechar a porta para outros? pensou Berta. Por que Glenna ficava com a melhor parte? Não era justo." (p. 98)

Meu resumo

Duas irmãs. A mesma criação. Duas personalidade opostas.
Quando Glenna nasceu, Berta viu seu mundo desmoronar. Não gostava da atenção excessiva que dedicavam à recém-nascida, os elogios que sempre teciam sobre ela e o segundo plano que lhe havia sido imposto como irmã mais velha. Decidiu que seria completamente diferente de Glenna em tudo.
As coisas não mudaram quando elas cresceram. Na verdade, a diferença entre elas ficou ainda mais acentuada. Enquanto Glenna crescia bela, alegre e com uma simpatia natural, Berta era sempre séria, rude e descuidada.
Até que Glenna se casa e Berta decide morar sozinha. O tempo passa, mas Berta ainda sente o fantasma da irmã pairando sob sua vida. Ela não estará verdadeiramente livre até poder deixar o orgulho de lado reconhecer que, embora tão diferentes, ambas fazem parte dos planos de Deus.

Impressão geral do livro

Primeira vez que leio Jannete Oke, e a autora me causou boa impressão. O livro é cristão, bem escrito, com uma mensagem importante sobre auto-aceitação e a visão que devemos ter do que somos em Cristo.
No entanto, não é um livro com grandes reviravoltas (apesar de também ser trágico), nem daquele tipo de se tirar o fôlego. É um pouco parado e se torna pesado por se acompanhar tão de perto a personalidade difícil e excessivamente reservada de Berta.

Como a história me impactou

O livro me mostrou que mesmo a personalidade mais rude pode ser moldada por Deus para os seus propósitos, e que quando nos fechamos para as pessoas, quando só criticamos e quando nos afastamos, os mais prejudicados somos nós mesmos. Berta sofreu muito querendo "punir" as pessoas que queriam moldá-la segundo os padrões da irmã. Com essa aparente indiferença, ela acabava cada vez mais distante de todos e isolada para viver sua amargura. Ao nos libertarmos disso, podemos viver a vida que Deus tem para nós, sem precisar nos comparar com ninguém, nem para sermos melhores, nem para sermos piores.

Frases para guardar

"Para mim, a história de José é emocionante - continuou Thomas. - Para mim, ela diz que as pessoas têm a mesma oportunidade. Só porque o seu histórico familiar não é ideal não significa que você não pode ser uma pessoa justa. Quero dizer, Deus escolheu Abraão e tirou-o de uma terra pagã porque viu que ele era um homem com quem podia contar. Um homem que poderia aprender, poderia ceder. Não um homem perfeito, mas um homem dócil." (p.53)

Consideração final

Livro bom, bem escrito, com personagens interessantes. Fiquei um pouco decepcionada em alguns momentos, triste em outros, mas também encantada com um personagem que mostrará a Berta quem ela realmente é.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal debatermos sobre esse livro?
Deixe seu comentário!