terça-feira, 17 de setembro de 2019

Lugar de Recomeço



Título: Lugar de recomeço
Autora: Angélica Pina
Editora: UpBooks
Ano: 2017

     Heloísa é uma jovem que busca sucesso profissional na sua carreira de publicitária. Quando é chamada para uma entrevista na cidade onde seu padrasto trabalha, acaba descobrindo um segredo capaz de abalar toda a estrutura da sua família. Para não ser cúmplice dessa mentira e se vingar por ter sido tão duramente enganada, ela acaba revelando o segredo e destruindo tudo à sua volta. Entra em profunda depressão e, após tentar o suicídio, acaba sendo "internada" em uma fazenda que mudará para sempre a sua vida.
     Esse recanto surgiu depois de uma grande perda dos proprietários da fazenda. Eduardo sempre foi um workaholic, que colocava o trabalho acima da família e da saúde. Após a morte do pai, suas crises de pânico e ansiedade o levaram a buscar ajuda ao único capaz de recuperar a vida: Jesus. Com isso, Eduardo idealizou e fundou um recanto para pessoas que precisavam de um lugar de recomeço. Foi lá que ele recomeçou a sua história, e é lá que ele quer ajudar as pessoas a recomeçaram a vida delas também.
"Entrar num casulo é mais ou menos o que eu faço quando venho pra cá... Eu me fecho para o resto do mundo para deixar Deus me mudar, transformar minha natureza de alguém que se arrasta por aí sem ser visto para alguém capaz de voar e chegar a lugares altos." (p.144)


PING-PONG

Título e capa: O título, colocado em uma placa no cenário do livro, combina bastante com a ideia de que o pano de fundo da história é um espaço para recomeçar. Eu pensei que esse lugar já existisse na história e que os personagens se encontrariam lá, mas a história do lugar também faz parte da história do livro.

Como o livro me achou: Esse livro foi emprestado pela minha irmã, que ganhou um concurso da editora UpBooks e recebeu esse lindo exemplar da autora. Ganhar livro é ou não é tudo de ótimo?

Foi Top: Achei fantástica a ideia desse recanto, pois não é apenas como um retiro espiritual, mas um lugar para se cuidar da mente, do corpo e do espírito. Precisamos de atenção em todas essas áreas, e ter uma visão de um lugar que consegue englobá-las com tanto cuidado e carinho é maravilhoso. Tô querendo passar umas férias lá!

Não tão Top: Apesar de gostar da forma com que foram retratados os personagens, senti falta de algumas reações esperadas para certos eventos. Por exemplo, o pai do Eduardo morre, ele se converte e tudo bem? O homem passou a vida tentando levar o filho a Cristo. Se ele não se convertesse, vá lá, mas ele agora é uma nova criatura, e parece que o pai só foi dar um passeio enquanto ele fazia reformas na fazenda. Outra, a mãe da Heloísa era depressiva, mas a filha tenta se matar e quem leva ela para buscar ajuda são os amigos. A mulher estava em tratamento, sabia o que era um estado depressivo, mas não teve nem o cuidado de se preocupar com a própria filha. Fiquei meio irada com esses casos... rs.

Só nesse livro: A UpBooks faz um trabalho tão bonito na diagramação das páginas, que tem horas que eu só fiquei namorando aquelas figuras que separavam cada capítulo. E é uma imagem que transmite paz, o que traz o leitor para dentro do recanto se refugiar junto com os personagens. Amei.

Quem me conquistou: Gostei do Lázaro, um rapaz super do bem, que enfrenta a doença da mãe com muita maturidade e amor. É prestativo, honesto e divertido. Partidão!

Quem podia cair fora: Não gostei muito da amiga da Heloísa, Íris. Era considerada a melhor amiga da protagonista, e não percebeu que ficou com o cara que ela gostava? Mui amiga!

O que o livro me ensinou: Achei surpreendente aprender uma nova forma de ver uma passagem tão conhecida da bíblia nesse livro.
"Meu melhor amigo ao longo da vida foi o Espírito Santo, que me ensinou que o melhor do caráter do homem não vem de fábrica, mas precisa ser cultivado. Não é sem motivo que é chamado de fruto do Espírito." (p. 89).
A sensação que eu tinha era que, quando nos convertíamos, recebíamos na bagagem todos os elementos do fruto do Espírito (embora nossos pecados ofuscassem, muitas vezes, a sua manifestação), mas faz muito sentido que esse fruto deva ser cultivado. Show!
 

     Um livro para se ler com segurança quando se está bem triste (porque tem livros que tá louco, te deixam ainda mais pra baixo), e quando está feliz também, te levando a observar as pessoas ao seu redor que precisam de ajuda. O livro deixa bem claro que nem sempre precisamos de ajuda especializada. O conselho e o carinho dos que nos amam podem ser um santo remédio.
"Daquela época triste e sombria de sua vida, algumas marcas em seu corpo talvez jamais sumiriam, mas eram o único resquício que a fazia se lembrar de que aquela felicidade que sentia agora não era algo que sempre teve. O melhor é que ela era suficiente para ofuscar tudo aquilo que ficou para trás." (p.217)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal debatermos sobre esse livro?
Deixe seu comentário!